O impacto da pandemia na saúde emocional das crianças passou a ser visto com mais cuidado, por meio de um trabalho desenvolvido pelo Serviço de Psicologia do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo.
A partir dos relatos das famílias e da observação das crianças na escola, a respeito de mudanças no comportamento e dificuldades dos pequenos em lidar com suas emoções, a psicóloga responsável, Camila Villela, elaborou o projeto “Sinto o que Sinto”, da Educação Infantil, onde passou a trabalhar com as questões socioemocionais, através de encontros com as turmas. A equipe da Educação Infantil do Colégio Castelo desenvolve o trabalho de forma lúdica, atraindo e envolvendo a criança para a proposta.
De acordo com a faixa etária, são utilizadas brincadeiras com emojis, filmes e videoclipes, em que os alunos relatam o que sentem e como expressam seus sentimentos.
Já a segunda etapa do projeto consistirá em uma abordagem envolvendo as famílias por meio de palestras, em que serão trabalhados os aspectos referentes à saúde mental e à atenção psicossocial das crianças no contexto da pandemia. A previsão é que os trabalhos aconteçam ao longo de 2022.
De acordo com Camila, já estão sendo feitas algumas intervenções individuais, a partir das observações nas turmas. “As crianças têm nos surpreendido, porque quando damos o espaço para elas falarem sobre os sentimentos e vivências, demonstram que sabem mais do que a gente imagina. Elas acabaram não tendo esse espaço de troca e elaboração durante a pandemia, o que tem agravado as dificuldades no período pós-isolamento social. O projeto tem sido muito bem aceito, mobilizando algumas questões nas crianças e até nas famílias”, explica.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana