Com o objetivo de trocar experiências e fornecer orientações importantes para estimular o desenvolvimento dos alunos, o Serviço de Psicologia vem capacitando seu corpo de assistentes escolares e mediadoras, para o aprofundamento da educação inclusiva.
As ações buscam desenvolver um trabalho em conjunto com os profissionais, entendendo as necessidades que envolvem o processo de ensino-aprendizagem mais significativas para o aluno, sobretudo os que necessitam de uma atenção especial. “A ação da psicologia educacional favorece a construção de estratégias educacionais coletivas, acabando por repensar o nosso funcionamento organizacional”, explicam os psicólogos responsáveis, Aline Guarany e Marcello Santos, que ressaltam ainda que, para um próximo momento, o diálogo será ampliado aos professores.
Os assistentes escolares e mediadoras ajudam nas atividades dentro de sala de aula com os professores, observando e colaborando com a acessibilidade do estudante ao conteúdo e sua participação nas atividades escolares. Esses educadores têm ainda o papel de atuar, juntamente com o professor, estimulando aprendizagens diversas, proporcionando a autonomia e a capacidade de desenvolver, a partir de intervenções e adaptações curriculares, as potencialidades de cada aluno.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana