De segunda a sexta, milhares de crianças e adolescentes saem de casa levando seu material escolar nas mochilas. Porém, em muitos casos, pais ou responsáveis não se atentam ao que seus filhos estão conduzindo até a escola.
Especialistas ligados à educação orientam as famílias sobre verificar as mochilas dos seus filhos antes de encaminhá-los à escola, com o objetivo de saber o que está sendo transportado. É importante constatar se o material é para fins pedagógicos ou então para seu uso particular.
Instituições de ensino de todo país mantém regimento interno com orientações do que é permitido dentro do ambiente escolar. A entrada de objetos inapropriados, nas dependências da instituição de ensino, é considerada infração grave, que pode resultar em sanções disciplinares. O artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe que vigilantes ou funcionários da segurança façam a revista nas mochilas dos estudantes dentro do ambiente escolar. O item afirma que “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano”.
Por isso, a ação da família, verificando o material do(a) filho(a) é de extrema importância.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana