O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo promoveu, no último sábado (23), a tradicional Feira de Matemática para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, cerca de 180 projetos foram apresentados, tornando o evento uma verdadeira interação entre família e escola.
Durante duas horas, o espaço educativo foi palco de muitas trocas de experiências e protagonismo. Este ano, os estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental I trouxeram para a feira o tema dos 60 anos do Colégio Castelo, lançando experimentos, quiz de cunhos pedagógicos e gincana sobre o jubileu de diamante da instituição de ensino. Em destaque, o Mercadinho do Castelo, para as turmas de 1º ano, que ensinou a prática dos cálculos matemáticos, a partir da venda de produtos fictícios e uso de cédulas em dinheiro, sem valor comercial. Já as turmas do Ensino Fundamental II e Médio desenvolveram trabalhos voltados aos campos filosófico e histórico, tendo como destaque, trabalhos que envolviam inteligência artificial (IA) e questões voltadas para o vestibular.
“Este ano os estudantes foram convidados a trabalhar com a filosofia e história da matemática, sobretudo figuras conhecidas como Pitágoras e Euclides, por exemplo. Eles puderam abordar esses filósofos, fazendo a aplicabilidade das suas teorias no dia a dia”, conta o coordenador da área de exatas, Bruno França.
Mariana de Paula Rocha prestigiou a Feira de Matemática junto com a família e pôde acompanhar de perto a evolução dos alunos, principalmente do seu filho, Miguel Rocha Soares, do 3º ano. “Acho muito interessante e vejo que é de um crescimento muito grande as feiras do Castelo. Na época que fui aluna, eu participava dessa interação. Hoje, como mãe, vejo a presença da família sendo valorizada no Castelo. A escola está de parabéns em evoluir e buscar fazer sempre o melhor para prender a atenção dos jovens”, conclui.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana