Foi no espaço educativo do Colégio Castelo que o professor universitário, pós-doutor em Ciências Sociais, escritor, poeta e antropólogo, Paulo Emílio Azevedo iniciou sua extensa carreira no universo do conhecimento e das capacidades socioculturais.

Turma da 3ª série de 1992. Paulo Emílio (em pé de casaco no canto superior direito) rodeado pelos seus colegas (Crédito: Arquivo Pessoal)

Dono de uma intelectualidade aguçada, o macaense é reconhecido mundialmente por seu trabalho com os jovens. “Cheguei ao Castelo com pouco mais de 5 anos e fui até minha adolescência. Desde pequeno, tinha os valores humanísticos alicerçados dentro de casa, onde cumplicidade, companheirismo e amizade eram valorizados. Essas, na verdade, são as questões que me marcam como profissional que sou hoje”, conta.

Idealizada por Paulo Emílio, a companhia “Cia Gente” roda diversas cidades, buscando valorizar a figura do jovem atual, destacando seu processo criativo, conceitual e de gestão (Crédito: Flávia Menezes)

Hoje Paulo Emílio dedica seu tempo coordenando a Cia Gente, uma companhia artística que roda diversas cidades do Brasil com o intuito de fortalecer e divulgar o protagonismo e a valorização da juventude – como o próprio nome indica, uma companhia formada por gente. Sua motivação está no reconhecimento de potências presentes na diversidade e nas possibilidades criativas. Além das apresentações do grupo, “Cia Gente” oferece cursos e oficinas por todo o Brasil, identificando e encontrando nas pessoas potenciais artísticos de expressões. Já no campo da literatura, o escritor já está com seu 21º livro publicado, além de realizar palestras e entrevistas, no Brasil e no exterior.

“O Castelo faz parte da minha história. Fiz muitas amizades, tanto na sala de aula como com os colaboradores. Tive a oportunidade de vivenciar esse acolhimento que é único. A missão de ser um agente transformador nas vidas das pessoas me proporcionou ensinamentos que o Castelo cultivou e que vou carregar para sempre em minha vida”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira
Fotos: Filipe Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *