Os estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II participaram ativamente da Expo Castelo, onde expuseram 13 projetos, com assuntos desenvolvidos ao longo do primeiro e segundo trimestres. O objetivo da coordenação pedagógica e dos docentes foi oferecer às famílias uma visão clara do que acontece diariamente na escola, promovendo uma conexão entre o aprendizado e as práticas sustentáveis.

Entre os trabalhos expostos estão o projeto “Diário de Zlata”, inspirado no livro “O Diário de Zlata”, desenvolvendo habilidades de escrita e análise crítica. Em “Revolução Urbana Macaé”, os estudantes investigaram as transformações urbanas da cidade de Macaé e criaram maquetes representando essas mudanças. No projeto “Guia Mirim”, os alunos desenvolveram habilidades de pesquisa e comunicação, atuando como guias turísticos da escola, enfatizando a história do Castelo e da cidade.

O projeto “You’ve Got Mail” incentivou a prática de comunicação digital entre alunos e seus pais por meio de e-mails. O Projeto “CINE Castelo” proporcionou aos alunos a criação de um curta-metragem, em que o ingresso para assistir ao filme foi feita com tampinhas de plástico, a serem doadas para a ONG “Tampinha do Bem”, promovendo uma ação ecológica. Foram arrecadadas cerca de 19.600 tampinhas. O “Ciudades Hispanas”, incentivou a criação de maquetes de cidades hispano-falantes utilizando materiais recicláveis, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento do vocabulário em espanhol.

No campo das ciências, o “Através dos Meus Olhos”, em parceria com a Fiocruz, envolveu uma abordagem integrada entre Ciências, História e Artes, permitindo aos alunos interpretar conceitos históricos, científicos e artísticos sob suas próprias lentes. “O Caso da Borboleta Atíria” integrou Ciências, Redação, Artes, Inglês e Espanhol, levando os alunos a uma exploração profunda do mundo dos insetos e das relações ecológicas, além de ressaltar a importância da autora Lúcia Machado de Almeida.

“Sonhos Machadianos”, foi projeto literário focado em Machado de Assis, transformou a biblioteca em um espaço interativo, onde os visitantes puderam vivenciar o mundo do autor. O projeto “O Mundo Como o Vemos” utilizou a técnica de colagem para criar diários de viagem fictícios, explorando regiões e suas características geográficas. “O Sonho Americano” é uma iniciativa teatral desenvolvida para explorar e encenar aspectos significativos da história e da cultura dos Estados Unidos. Em “Odisseia Artística no Interior do Corpo Humano”, os alunos transformaram células e tecidos do corpo humano em obras de arte em tela. Para fechar, a “Batalha de Rimas” promoveu a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de improvisação através da cultura hip-hop, integrando Língua Portuguesa, Literatura e Artes.

Esses projetos refletem a proposta pedagógica de unir conhecimento, criatividade e sustentabilidade, proporcionando aos alunos liberdade para interpretar e expressar suas experiências de forma única. Todos os trabalhos foram realizados com materiais reutilizáveis, como parte do compromisso com o selo Dom Bosco Green, incentivando a consciência ecológica em cada etapa do processo educativo.

Os docentes envolvidos nos trabalhos são: Thaynara Brasil e Mariúcha Corrêa, de Redação; Indhira Mendonça e Maycon Granados, de Ciências; Adeilce Muniz, de Artes; Jhenifer Tibau, de Espanhol; Ivana Matos Pinheiro Tavares e Anna Clara Fonseca, de História; Laís Fernandes, de Língua Portuguesa; Lúcia Cristina Almeida, de Geografia e Mariana Renaud, Vinicius Mariano e Tamy Caldas, de Inglês.

Confira o álbum de fotos completo aqui

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba / Paulo Caetano / Alysson Nogueira / Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana