22 98844-7136 22 2791-9500

Estrutura

Instituto Nossa Senhora da Glória

Acessibilidade

Laboratórios
      Laboratórios de Química
      Biologia
      Laboratórios de Física
      Mecânica
      Rede
      Laboratório de hardware
      4 Laboratórios de Informática

3 Quadras Poliesportivas

Enfermaria

Portarias

Bibliotecas

3 Estacionamentos

Zoológico

Restaurante

Auditório

Lanchonete

A Pedagogia Salesiana procura vivenciar os objetivos idealizados por seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos.”

A Educação Salesiana está a serviço da formação integral da pessoa, de modo a fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e de vida, inspirada nos valores do Sistema Preventivo, partindo das realidades, das culturas e linguagens das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

Oferecemos uma formação crítica, ética, social, religiosa e científica ao educando, possibilitando-lhe o exercício de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

O Instituto Nossa Senhora da Glória assume como valores:

Formação integral do aluno;

A religiosidade como ponto fundamental na formação integral;

Respeito e amor fraternos;

O diálogo-educativo e a ética como princípios em suas ações;

Vivência para a autonomia;

Protagonismo juvenil;

Corresponsabilidade nas ações educativas.

SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO - Tem como princípios norteadores a formação integral do aluno; objetivando desenvolver o pensar, formar para compreender, ensinar a conhecer, estabelecer relações e formar cidadãos conscientes, participantes e protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, pois consideramos que quando o aluno constrói seu conhecimento, intervindo na realidade e na renovação da sociedade, transforma também a si mesmo.

Centrada na formação integral do aluno, três pilares fundamentam a educação salesiana:

Razão: acreditar na força e no poder da razão, significa despertar nas crianças, nos adolescentes e nos jovens o entusiasmo pelo estudo, pelas investigações, pelos descobrimentos, pela conquista do mundo. Estimulando a capacidade do pensar, de compreender o mundo e a si mesmo.

Religiosidade: oportunizar tanto às crianças, quanto aos adolescentes e aos jovens, através da religiosidade, uma chave de interpretação do mundo, ajudando-os a encontrar o significado da natureza, da sociedade e da própria vida, à luz da fé, a pessoa vislumbra o sentido profundo de sua existência. Estimula o sentido de ser feliz.

Amorevolezza: estabelecer com as crianças, com os adolescentes e com os jovens uma relação educativa baseada no diálogo e na compreensão. Uma relação orientada para a justiça e para o compromisso ético. Incentivar a autoestima, as relações interpessoais, a acolhida, aceitação pessoal e a caridade.

Salesianidade é o que norteia as ações e promove o grande diferencial do ensino salesiano, da educação no Instituto Nossa Senhora da Glória.

Castelo 360

Educação Infantil

Conscientes de que trabalhar com crianças exige uma intencionalidade educativa clara e consistente foram preparados espaços especialmente para nossas crianças que transmitam segurança, garantam o conviver, desenvolvendo o respeito às diferenças, o brincar cotidianamente de diversas formas, de explorar movimentos, gestos, sons, texturas, cores... de expressar-se por meio de diferentes linguagens, de conhecer-se, e de construir sua identidade pessoal, social e cultural. Nossa proposta organiza-se também, criando condições para que as crianças adquiram autonomia e aprendam valores fundamentais na construção do ser pessoa “uma ação pedagógico-evangelizadora”. Aqui a articulação entre Educar e Cuidar ocorre em todos os momentos vivenciados na relação com a criança.

Grupos e horários: A Educação Infantil recebe alunos a partir de 1 ano e 7 meses, sendo composta pelos seguintes grupos:

Maternal - I, II e III

Infantil - I e II

1º ano (alfabetização)

Corpo docente

Nossos educadores – sensíveis e com formação adequada concebem o ensino como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor das quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente assegurando a equidade na formação integral da criança.

O currículo, em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), se organiza como em uma espiral. Os conceitos são trabalhados em diversos momentos, ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Sabe-se que a aprendizagem da criança nesta faixa etária, concentra-se nos campos da linguagem, socialização, percepção espacial, temporal e sensorial. Desta forma, nosso trabalho tem como base os Campos de Experiências – O eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, além dos objetivos dentro de cada um deles, para cada etapa escolar.

Nosso material didático - a Coleção GIROLHAR - é inovadora, trazendo mudanças para além do livro didático. A criança é colocada como protagonista no processo de construção do conhecimento e aprendizagem e tem contato com ferramentas que encantam e incentivam seu envolvimento neste processo. Oferece suporte ao educador na organização, implementação e criação de sua prática pedagógica e envolve também as famílias, que recebem material de apoio, colocando-os como participantes ativos no processo.

Apostila - de autoria da nossa equipe e dão o tom da nossa proposta. Através dela, a criança se familiariza com as letras e seus sons, jogos de base alfabética, a função social da leitura e da escrita, que emerge de maneira natural, contextualizada seguindo sequência didática e garantindo diálogo entre as múltiplas linguagens. Em toda atividade desenvolvida, prioriza-se o processo de “aprender a aprender”.

Letramento
Nossas crianças participam de situações como leitoras e escribas, muito antes da alfabetização convencional. Entram em contato, desde cedo, com diversos gêneros literários e códigos de linguagem, o que é fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Cada turma elabora seu Projeto de Leitura - chamado GIROVAI GIROVEM.

Psicomotricidade - Incluiu-se a Psicomotricidade como uma atividade de rotina na Educação Infantil, por acreditar que toda criança é cinestésica por natureza e que o movimento envolve toda ação realizada pelo indivíduo, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos.

Língua Estrangeira - A Língua Inglesa entra no currículo da Educação Infantil, a partir do Maternal II. A experiência bilíngue é desenvolvida com os alunos em aulas diárias de 40 min. Nossa metodologia acompanha a mesma proposta da Língua Materna, a aprendizagem acontece através de atividades que envolvem movimento corporal, expressões artísticas, histórias, teatro de fantoches, brincadeiras, recursos audiovisuais, jogos e brincadeiras baseadas em situações concretas, fazendo com que a aquisição da nova língua ocorra de forma natural e prazerosa.

Música - O trabalho com a musicalização favorece o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, senso ritmo, concentração, memória... além de despertar na criança o prazer de ouvir música. Esta linguagem, além de ser trabalhada por uma professora especialista, também é trabalhada pelos professores no dia a dia da sala de aula, não de forma rotineira e automática, mas como oportunidade da criança vivenciar, apreciar, sentir e criar novas e alegres formas de comunicação.

Rodas de conversa - Acontecem em um canto da sala de aula, mas também embaixo de árvore, no pátio, sem perder de vista que a grande importância desse momento é a possibilidade de todos se verem, conversarem, ouvir opiniões, se posicionar, aprender.

Informática - As Experiências Digitais são iniciadas na Educação Infantil, funcionando como mais um instrumento para aquisição, construção de conhecimento e desenvolvimento do pensamento. As bases de programação são desenvolvidas de forma lúdica, a partir da utilização do Cubetto – um robô de madeira - utilizado na sala de aula entre outros sofets

Oferecemos horário integral para as crianças, nos dois turnos, com entrada às 7h30min e saída às 17h30min. O Integral conta com a Língua Inglesa (Internacional School), três vezes por semana; e oficinas extracurriculares - robótica, xadrez, artes, culinária, Cross Kids, linguagem e jogos matemáticos - duas vezes por semana.

O portfólio é o instrumento utilizado pela Educação Infantil para registrar e avaliar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno. Trata-se de um material que inclui os principais trabalhos de seu acervo pessoal, produzidos ao longo do semestre nas diferentes linguagens trabalhadas. A partir dos registros e observações, é elaborado o Relatório Semestral do Aluno, que descreve o desenvolvimento percorrido ao longo desse período.


Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I é um segmento que recebe e acolhe os alunos na faixa etária entre 7 e 10 anos.

O Ensino Fundamental I é um segmento que recebe e acolhe os alunos na faixa etária entre 7 e 10 anos.

Prioriza um agir pedagógico que possibilita ao aluno, interagir significativamente com o conhecimento, com a curiosidade, com o questionamento, valorizando sua capacidade de expressão, socialização e a reflexão dos saberes, enfatizando a necessidade de um ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de competências, ou seja, despertar no aluno, a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para resolver situações complexas.

Espaço para constituir e consolidar a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens fun-damentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico.

Portanto, a base da nossa proposta pedagógica, do nosso currículo, concretiza-se à luz da carta dos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, somado às orienta-ções LDB 9394\96 e da BNCC, garantindo, assim, uma educação respaldada nos refe-renciais e valores de uma escola salesiana que prima pela formação integral e prota-gonismo do aluno, como bom cristão e honesto cidadão.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.
”Paulo Freire

O currículo no Ensino Fundamental I oportuniza o aluno a desenvolver os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que ele compreenda e participe ativamente da vida social. A articulação entre conceitos, procedimentos, atitudes e valores forma a base que constrói nosso currículo, apontando as intenções que desejamos concretizar através de ações organizadas e planejadas do trabalho pedagógico.

Compõem o currículo o estudo das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares:
Linguagens: Língua Portuguesa, Arte, Música, Educação Física e Língua Inglesa.
Matemática: Matemática
Ciências da Natureza: Ciências
Ciências Humanas: História, Geografia e Ensino Religioso
Ciência e Tecnologia: Robótica Educacional

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) pressupõem um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que a escola propicia aos alunos e a integração intelectual com tais valores. Os planejamentos e a articulação curricular, estão totalmente atualizados de acordo a BNCC.

A Coleção Nautas, da Editora EDEBÊ Brasil, concebe o aluno como um viajante pelo mundo dos saberes e conhecimentos, instigando-o a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral.

Nossos alunos Nautas são convidados a embarcar numa jornada repleta de imaginação, aprendizagem criativa e significativa.

Inserido na RSB (Rede Salesiana Brasil-Escolas), utilizamos o material específico em formato de livros físico e digital, criados com exclusividade para a RSB-Escolas. Os autores do material são professores pesquisadores de renome e reconhecimento nacional e internacional pelos estudos e pesquisas realizadas em sua área de atuação.

O projeto Nautas foi desenvolvido para oferecer aos alunos, rotas e projetos de aprendizagem instigantes e alinhados com as necessidades do mundo atual. Afinal, o processo educacional precisa ir além da compilação de temas de aprendizagem; ele deve ser capaz de formar cidadãos atuantes e engajados com as necessidades locais e globais.

Para garantir um projeto educacional alinhado com essa visão, a coleção Nautas foi desenvolvida com base nos seguintes pilares: Sistema Preventivo, Sustentabilidade, Aprendizagem maker, STEAM e a BNCC

Assista ao vídeo:  ( vídeo sobre material)
https://drive.google.com/file/d/1TIqdjY4n_tEhTqeB_QDVfOrJxMdTbTsf/view?usp=sharing

Língua Estrangeira

A Língua Inglesa tem um destaque especial em nosso currículo. Oferecemos aulas diá-rias de 50min, em parceria com a International School. Nossos professores são profi-cientes e certificados por Cambridge, garantindo assim aulas lecionadas integralmen-te em Inglês, o que possibilita o preparo de nossos alunos para os Exames de profici-ência a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I.

Utilizamos uma proposta metodológica que promove a aprendizagem a partir da in-terdisciplinaridade, projetos e experimentos práticos, desenvolvendo com o aluno o raciocínio lógico na língua. (CLIL, STEAM, Maker)

Valorizando os aspectos culturais, trazemos em nosso calendário atividades como o Spelling Bee, 4th of July, Cambridge Certificate Award Ceremory, entre outras.

Adotamos uma metodologia de ensino facilitadora da aprendizagem (sociointeracionista) por meio do estímulo ao pensamento crítico e analítico. O protagonismo faz parte da formação do aluno, respeitando sua bagagem histórica, assim como o estímulo a se manifestar, participar e tornar-se ativo no contexto social, fazendo com que seus valores sejam respeitados.

A metodologia direciona-se à organização de projetos e atividades interdisciplinares e específicas, promovendo o desenvolvimento de várias habilidades, conectando conceitos e contextos, efetivando, enfim, a integração das áreas do conhecimento.

Momento de reflexão(ecumênica) e espiritualidade que acontece no espaço(pátio) do Fundamental I, no início das atividades diárias. Contempla: oração, canto, agradecimento, resgate de valores e atitudes fundamentais para a formação integral do aluno.

Esse projeto atende aos objetivos pedagógicos que buscam formar o hábito de leitura por meio de uma ciranda literária.

Cada turma recebe, no início do ano letivo, um acervo criteriosamente selecionado, abrangendo os diferentes tipos e gêneros literários e uma sacola para colocar o livro que semanalmente vai para casa, com uma atividade planejada e permanente de leitura na escola, e em casa, para que o aluno tenha oportunidade de conversar sobre os títulos lidos com os pais. Depois, abre-se um espaço para que as crianças indiquem o livro que leram aos colegas.

As atividades de campo são importantes estratégias para o desenvolvimento de uma prática educativa inter e transdisciplinar. A diversificação de atividades e de recursos didáticos contribui para motivação dos estudantes, possibilitando atender às amplas necessidades e interesses dos alunos, sendo a motivação a mola fundamental para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa.

Proporciona ao aluno um apoio sistemático (reforço escolar) no decorrer do ano letivo, oferecendo condições para que o mesmo obtenha melhor desempenho nos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Com atendimento duas vezes na semana, no contra turno.

Os Jogos Internos acontecem no período de comemorações ao Dia da Criança, tendo como objetivo estimular, através da prática de atividades lúdicas e jogos, os valores do respeito, educação, limites e regras, promovendo o intercâmbio socioeducativo entre as turmas, dentro de um clima de amizade e de espírito competitivo saudável.

O laboratório de Ciências (Química, Física e Biologia) do INSG-Castelo é um espaço onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar, através de experiências, as questões teóricas previstas em situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas.

No Laboratório, professores e alunos estão em contato direto com a pesquisa científica, expandindo e aprimorando conhecimentos.

A principal função da aula prática é estimular a criatividade dos alunos e desenvolver habilidades de investigação e pesquisa.

No decorrer do 2º ao 4º ano, o aluno participa das aulas de Ensino Religioso, trabalhando com temas reflexivos relacionados a valores e atitudes, de forma cristã/ecumênica. Ao chegar ao 5º ano, o aluno, se for de interesse da família, é preparado para receber a Eucaristia.

Atendendo aos programas dos conteúdos trabalhados no material didático, no decorrer do ano, finalizamos com apresentações que envolvem o desenvolvimento de nossos alunos nas diferentes propostas por ano de escolaridade e é executado um plano de atividades interdisciplinares para as apresentações.

O Serviço de Orientação Educacional do Ensino Fundamental I, oportuniza parcerias com a comunidade educativa, dialogando e orientando os alunos com a intenção de desenvolver, acompanhar e potencializar o seu processo de aprendizagem, resga-tando o desejo de aprender, zelando pela sua formação integral, trabalhando em pa-ralelo o currículo oculto, inserindo reflexões sobre valores humanos, as relações in-terpessoais e estimulando o seu protagonismo.

PROJETOS:

Saber Cuidar

O projeto Saber Cuidar, reflete junto aos alunos, o significado do cuidado dentro de todos os seus aspectos, bem como o cuidado com o “eu”, o “outro” e com mundo em que vivemos, estimulando através da conscientização do corpo docente e discen-te, a importância do uso dos seus diretos e deveres, do exercício da cidadania, do cuidado, da empatia, da prática dos valores Cristãos Salesianos e da busca pela har-monia, para que seja desenvolvida a boa convivência entre todos, reconectando as relações interpessoais e facilitando o cumprimento e o entendimento de regras e combinados, a partir da consciência e ação de cada um.

O cuidado deve estar voltado para todos e tudo que nos rodeia.

“Cuidar é mais que um ato é uma atitude.”

Hábitos de Estudo

O Projeto Hábitos de Estudo, visa motivar aos alunos, a busca constante da ex-celência acadêmica através da conscientização, do planejamento, da autorresponsa-bilidade e organização inteligente do tempo de estudo, criando hábitos necessários para alcançar os resultados que deseja em sua vida escolar, reafirmando a importân-cia da união de forças entre aluno, escola e família.

“Humanamente falando, a única coisa que nos separa dos nossos objetivos é a nossa capacidade de agir. A qualidade das nossas ações e a somatória delas são os fatores que determinarão quanto tempo levaremos para realizar uma meta.”

Paulo Vieira

Programa de Apoio ao Aluno (PAA )

Tem como objetivo o desenvolvimento de práticas que auxiliem a criança, in-cluindo aquela que apresenta necessidade educativa especial, proporcionando estra-tégias e mediando o seu processo de aprendizagem, oportunizando a participação, a socialização, estimulando-a através do planejamento individualizado, da adaptação de atividades e de recursos específicos para cada uma, quando necessário, provo-cando a descoberta de seus caminhos e potencialidades.

A avaliação da aprendizagem tem o caráter diagnóstico, processual, constru-tivo, participativo e formativo. O acompanhamento do aluno é diário, percebendo suas necessidades e avanços. As Avaliações contemplam diferentes instrumentos: ob-servação e registro pelo professor, análise de produções, provas, simulados, análise de erros, trabalhos e projetos.

Nossa média: 70% do resultado por disciplina, em cada trimestre.

• Simulado Integrado/Avaliação Global

Os simulados são realizados pelos alunos, trimestralmente. Os alunos de 2º e 3º anos realizam simulados mais simplificados, já os alunos de 4º e 5º anos realizam a Avalia-ção Global (interdisciplinar) preparando-os para a continuidade dos estudos e para os exames que serão realizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

• V A = Verificação da Aprendizagem

Atividade com o objetivo de verificar, diagnosticar semanalmente se o aluno está apreendendo os conteúdos trabalhados. Alternadamente são realizadas atividades de Língua Portuguesa e Matemática.

• Recuperação Paralela e contínua

A recuperação paralela e contínua é oferecida aos nossos alunos durante o tri-mestre.

“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes!”

Paulo Freire


Ensino Fundamental II

No ambiente educativo do fundamental II, evidenciamos o protagonismo juvenil para uma educação integral que possa transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social, promovendo a reflexão do seu projeto de vida.

Para tanto, nossos estudantes do 6º ao 8º ano vivenciam desafios mais complexos. A promoção de engajamento em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações motivam a solução de problemas reais para o desenvolvimento do potencial criativo do estudante e a sua força transformadora na sociedade.

Desta forma, a aproximação das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos está relacionada às diversas áreas, dentre elas: área de estudo, do sistema preventivo; área de aprendizagem maker e steam; área do desenvolvimento sustentável e as áreas das habilidades e competências exigidas em nossa Base Nacional Comum Curricular.

O projeto curricular é nosso referencial. Aponta para os valores, as crenças e as intenções que desejamos concretizar, através de ações organizadas e planejadas do trabalho pedagógico.

Compõem o currículo o estudo das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares:

Língua Portuguesa, Redação, Arte, Educação Física: todas essas disciplinas são ministradas por professores capacitados e graduados em sua área de atuação. As aulas têm foco de investigação e pesquisa, sempre relacionando as diversas áreas de conhecimento.
Língua Inglesa: Por meio de aulas diárias de 50min, em parceria com a International School, nossos professores proficientes e certificados por Cambridge, lecionam aulas integralmente em Inglês, o que possibilita o preparo de nossos alunos para os exames de proficiência.
Utilizamos uma proposta metodológica que promove a aprendizagem, a partir da interdisciplinaridade, projetos e experimentos, desenvolvendo com o aluno o raciocínio lógico na língua. (CLIL, STEAM, Maker)
Valorizando os aspectos culturais, trazemos em nosso calendário atividades como o Spelling Bee, 4th of July, Cambridge Certificate Award Ceremory, entre outras.
Língua Espanhola:
O processo de ensino da língua espanhola apresenta enfoque comparativo e linguístico, tendo como ponto central as relações comunicativas entre os falantes de duas línguas: espanhola e brasileira. A estratégia pedagógica atrelada à comparação entre as culturas promove assimilação das quatro habilidades: oralidade, audição, leitura e escrita.
As aulas se concretizam em 2 períodos de 50min por semana, com material contextualizado e professoras especializadas. Os projetos proporcionam vivência e experiência com o idioma e a cultura por meio de entrevistas com personalidades estrangeiras.
Matemática:  Matemática 1: Álgebra e Matemática 2: Geometria. Nas áreas de exatas, as disciplinas têm o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e despertar a criatividade dos alunos. Toda semana há aulas dinâmicas, envolvendo tecnologia e matemática.
Ciências da Natureza:  Ciências e Laboratório. As aulas de ciências são elaboradas, a partir das experiências, pensando em uma aprendizagem voltada para o desenvolvimento sustentável e uma abordagem prática que desperta muita curiosidade em nossos alunos. Ciências Humanas:  História e Geografia. Na área de humanas, nossos alunos têm a oportunidade de “viajar no conhecimento”, através do processo de discussão, decisão, desenho e execução de ações, motivando o desenvolvimento do potencial criativo e transformador da sociedade que existe em nossos estudantes.
Ensino Religioso  tem o objetivo de formar cidadãos que respeitam e querem ser respeitados, que estão descobrindo seus direitos, que acreditam que a união das pessoas e a participação delas em projetos comuns direcionam o caminho para um mundo melhor.

A Coleção Rotas evidencia a importância de fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acesso, possibilitando que haja interação com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Nessa faixa etária, os adolescentes estão em transição entre infância e adolescência, mudanças marcantes, não são nem adultos e nem crianças, mas estão passando por transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais que interferem na mudança do ser. Nesta fase, ampliam-se os vínculos sociais e laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos.

Os alunos tornam-se capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de construção da autonomia e a aquisição de valores morais e éticos. Assim, o Material ROTAS proporciona aos alunos o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas na BNCC para que possam agir e interagir, em diversas situações sociais, de forma eficaz e segura.

Destacam-se: as Rotas e Pilares da Coleção;
Desenvolvimento Sustentável;
Preparação para a resolução dos problemas do mundo contemporâneo;
Sustentabilidade pensada de forma ampla (aspectos ambientais, sociais e econômicos);
Ecologia integral: cuidar da casa comum;
Abordagem com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agência 2030 da ONU;
Formação de cidadãos críticos e dispostos a construir um mundo melhor.

Habilidades e Competências:
Coleção alinhada à BNCC.
Rotas de Aprendizagem que vão além da memorização de conteúdo.
Atividades significativas, que trabalham desde as habilidades mais simples até as mais complexas.
Foco no desenvolvimento de competências gerais.
Trabalhos por projetos e valorização de temas integradores.
Projeto de vida e preparação para o mundo do trabalho.

Mapas conceituais das disciplinas e estrutura dos livros: seções, ícones e propostas didáticas.
Conhecer e explorar as funcionalidades da Plataforma Edebê On Plus.

As práticas pedagógicas consistem na união do currículo e ética, para atuar nas dimensões humanas e plurais, despertando no estudante a sensibilidade para atender à necessidade de pensar a justiça, a igualdade, a liberdade, a humanidade, a solidariedade e valores universais que levam ao diálogo e que buscam a dignidade humana.

Aulas Laboratoriais
Nas aulas de Ciências, nossos alunos contam com Laboratórios altamente equipados para que possam vivenciar, na prática, toda a teoria adquirida em livros e pesquisas.

Feiras Literárias
Em Língua Portuguesa, contamos com aulas dinâmicas direcionadas para Projetos e Seminários.

Feiras e Olimpíadas de Matemática
Além de aulas dinâmicas e diversificadas, contamos também com feiras lógicas que ajudam no raciocínio rápido de nossos alunos.

Visitas Guiadas - Em História e Geografia, o foco maior são as visitas, online e presencial, aos museus históricos e Planetários onde o aluno consegue visualizar toda a matéria, tornando mais rico e de fácil compreensão o conteúdo estudado.

Projetos e Aulões InterdisciplinaresOs aulões promovem socialização de saberes, estabelecendo conexão com a realidade social que enfrentam, segundo a Base Nacional Comum Curricular.

Jogos e Esportes -
Com os Esportes, nossos alunos são convidados a cuidar melhor da saúde e a se exercitarem nas diversas modalidades oferecidas, principalmente nas aulas de Educação física.
Nossos Professores são qualificados e especializados para trabalhar com alunos na faixa etária e contam com olhar diferenciado, respeitando as diferenças e motivando cada jovem em seu tempo de aprendizagem.

A avaliação do Fundamental II é sustentada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação e da construção da responsabilidade com o coletivo.

A escola se propõe a oportunizar que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento necessário para a construção de competências e habilidades, requeridas para nossa faixa etária.

Instrumentos avaliativos no decorrer do trimestre: avaliações objetivas, descritivas, orais e diagnosticas. Projetos interdisciplinares e simulados trimestrais que objetivam familiarizar os alunos com a realidade dos vestibulares no Brasil, cognitiva e emocionalmente.

Jogos e Esportes:
Com os esportes, nossos alunos são convidados a cuidar melhor de sua saúde e exercitar-se nas diversas modalidades oferecidas, nas aulas de Educação física. Nossos Professores são qualificados e especializados para trabalhar com alunos na faixa etária e contam com olhar diferenciado para cada aluno, respeitando suas diferenças e motivando cada jovem em seu tempo de aprendizagem.

Sistema Preventivo:
Foco no protagonismo dos jovens.
Respeito à individualidade.
Preparação para a vida.
Formação para a cidadania ativa.
Valores éticos e cristãos.

Aprendizagem Maker e Steam:
Educação baseada em problemas.
Desenvolvimento de Habilidades e Competências digitais.
Propostas que estimulam a colaboração e a cooperação.
Atividades que desenvolvem Habilidades STEAM em contexto.
Atividades MAKER (mão na massa) associadas aos temas de aprendizagem.


Ensino Médio

Estimular o protagonismo do jovem na busca de solução de problemas, através das metodologias ativas; desenvolver a criatividade; apreender hábitos de estudos; construir valores éticos e uma visão crítica; adquirir competências sócio- emocionais e competências para a vida são o cerne do nosso trabalho.

A estrutura curricular busca o aprimoramento do educando como ser humano, a sua formação ética, o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, a sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.

Com ênfase nos projetos sociais e no envolvimento direto dos alunos, através das viagens de estudo, uso constante dos laboratórios de química, física, salas de recursos multimídias, plataformas digitais de aprendizagem, desenvolvendo metodologias de ensino nas quais o jovem é protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento.

Língua Estrangeira

Língua Inglesa:

Visando consolidar as quatro habilidades da língua inglesa: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita, de forma natural e significativa, adequando as demandas deste segmento, traremos em 2021 um material Bilíngue para as turmas de 9º ano, ele dará continuidade à proposta interdisciplinar, alinhando o desenvolvimento linguístico aos objetivos próprios desta etapa.

A experiência do preparatório para os exames de certificação internacional, trará ao aluno importantes ferramentas, que serão utilizadas para as provas de ENEM e pré-vestibular.

(CLIL, STEAM, Maker)

Língua Espanhola:

A Língua Espanhola permite o acesso a uma ampla rede de comunicação e à grande quantidade de informações presentes na sociedade atual. Neste contexto, é indispensável para o 9º ano e facultativa para o Ensino Médio, tornando-se obrigatória após a escolha do aluno.

A proposta do material é desafiar o jovem a resolver problemas e a propor alternativas, usando o saber e a ética como pontos de apoio e equilíbrio. Além disso, o uso da tecnologia amplia as possibilidades de pensamento, comunicação e desenvolvimento de projetos pessoais.

O material didático, disponível na versão digital, oferece, além dos conteúdos do livro impresso, uma série de recursos multimídia: vídeos, áudios, textos extras, jogos e atividades interativas, entre outros recursos, que permitem expansão dos limites do livro e da escola e diversificam, respectivamente, a maneira de ensinar e de aprender, por meio de diferentes leituras, contextos e interpretações sobre um tema ou conteúdo.

Os livros que utilizamos são da Rede de Ensino Salesiano. Todos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, trabalhando competências e Habilidades referentes à idade cronológica do aluno, assim estamos sempre nos atualizando e aperfeiçoando nosso material.

A proposta pedagógica está organizada em componentes curriculares, estruturados em forma de áreas de conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meio dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento integral do adolescente.

PROJETOS: Pré-Vestibular e ENEM - Preparam para as carreiras mais concorridas do vestibular, aliando nossa proposta de fazer educação a uma perspectiva individualizada de ensino, com atendimento personalizado, de acordo com o momento em que se encontra cada estudante. Objetivam a revisão e o aprofundamento dos conteúdos mais relevantes no ENEM e nos vestibulares, por meio de um plano ousado de estudos.

FOCO NA REDAÇÃO – Desperta o senso crítico a respeito de variados temas, trabalha a habilidade gramatical e a produção textual crítica e coerente, além de preparar para o vestibular e demais concursos.

MONITORIA – Intervenção nas lacunas de aprendizagem, o que provoca mudanças acadêmicas significativas, com foco na melhoria contínua.

AULÕES INTERDISCIPLINARES - Os “aulões” promovem aprendizagens ligadas às necessidades e aos interesses dos alunos, quando estabelecem conexão com a realidade social que enfrentam, segundo afirma a Base Nacional Comum Curricular. Buscamos, através dos aulões, contribuir com a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo, na medida em que se tornam pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente.

Jogos e Esportes - Com os Esportes, nossos alunos são convidados a cuidar melhor de sua saúde e a exercitar-se nas diversas modalidades oferecidas, nas aulas de Educação física.

Nossos professores são qualificados e especializados para trabalhar com alunos na faixa etária e contam com olhar diferenciado para cada aluno, respeitando suas diferenças e motivando cada jovem em seu tempo de aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem leva em conta o desenvolvimento do educando, se constituindo como orientadora da aprendizagem em todas as suas fases: avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação qualitativa por meio das atividades e tarefas, contemplando a participação, interação e envolvimento do estudante.

AVALIAÇÕES SEMANAIS - Coletamos dados no decurso do processo de ensino, quantitativos e qualitativos; capacitamos o aluno a encontrar-se com a realidade e a superar desafios, o que eleva a qualidade de seu ensino.

SIMULADOS TRIMESTRAIS - Objetivam familiarizar os alunos com a realidade dos vestibulares no Brasil, cognitiva e emocionalmente.

PROJETO JOVEM CIENTISTA – é um programa que abre caminhos para a produção científica no âmbito do Ensino Médio, em parceria com a Faculdade Católica Salesiana, com o objetivo de despertar futuros pesquisadores nas áreas de Biologia, Física e Química. O projeto segue a abordagem STEAM para ação multidisciplinar das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia, da Arte e da Matemática, que permite o desenvolvimento de soluções para problemas reais, por meio de ações mais eficientes e sustentáveis.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – Assistência na escolha de uma carreira e um projeto de vida profissional. Aprofunda as questões relativas ao autoconhecimento e aproximação do mercado.


Faculdade e Pós Graduação

Inaugurada em 6 de agosto de 2001, a Faculdade Católica Salesiana nasceu sob a ótica da razão, religião e amabilidade (amorevolezza), com a missão de oferecer aos alunos oriundos do ensino médio a oportunidade de continuarem seus estudos na educação superior.

Junto do Colégio Castelo – fundado em 27 de julho de 1963 – a Faculdade compõe o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG, uma instituição completa que oferece educação do maternal a pós-graduação. Uma história de crescimento que se perpetua a cada ano, com novas ferramentas pedagógicas e cursos que qualificam os estudantes para o ingresso em diversas empresas pelo mundo.

Ofertamos os Cursos:

Administração

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia da Computação

Engenharia de Produção

Engenharia Química

Psicologia

Publicidade e Propaganda

Para mais informações acesse o site www.fsma.edu.br

A oferta dos cursos de Pós-Graduação tem como objetivo principal possibilitar aos egressos dos cursos de graduação a complementação das competências e habilidades exigidas pela sociedade e pelo mercado de trabalho. As atividades de pós-graduação são essenciais e fundamentais para a consolidação da Salesiana como uma instituição voltada à produção e difusão do conhecimento, pois devido à crescente especialização das técnicas em cada ramo das ciências, o acadêmico moderno dificilmente se sentirá seguro apenas com os conhecimentos básicos de sua ciência e de sua profissão, oferecidos pela graduação.

Para mais informações acesse o site www.fsma.edu.br/site/pos-graduacao


Depoimentos

Fabiana Fernandes Mendes

Muito orgulho em fazer parte da família castelo!

Karla Froede

Gratidão a toda equipe por estarem executando tão bem as aulas nesse momento! Ajudar as crianças e os professores a terem qualidade e saúde no dia dia !!!!

Mariana de Paula Rocha

Obrigada por toda dedicação, entusiasmo, carinho da Família Castelo. Apesar da distância física estamos bem juntinhos... no aconchego de nossos corações.

Regina Célia Ferreira

Todas as crianças deviam ter direito a um Colégio assim...meus netos estudam aí. Uma bênção!

Lusiane Rodrigues dos Santos

Parabéns a todos educadores dessa escola maravilhosa! Deus abençoe e ilumine todos vcs. Gratidão!

Felipe Bernardes

Sempre superando desafios!!Além do comprometimento de seus professores e funcionários, a presença diária da oração e dedicação das nossas queridas Irmãs que se sucederam ao longo desses 57 anos à frente dessa grande instituição! Parabéns Castelo, orgulho dessa história

Sabrina S. Vahia Magno

Apaixonada, emocionada, encantada...tantas palavras descrevem o prazer de saber que minha filha fez parte desse projeto lindo...Obrigada família Castelo pelo carinho e cuidado com nossos filhos.

Maria Luiza Silvano

Castelo Missão Evangelizadora e Educativa no nosso meio macaense!!Obrigada as irmãs Salesianas que aqui fazem esse trabalho com toda sua equipe profissional

Aline Guarany Ignacio Lima

Alfabetizar já não é uma tarefa fácil presencialmente. Virtualmente então, nem se fala. Exige muito mais habilidade, sensibilidade, jogo de cintura, paciência e tranquilidade da professora para conduzir e manter seus alunos interessados. E a tia Ingrid, como carinhosamente as crianças chamam, está conseguindo tudo isso e muito mais com seus alunos!! Obrigada pelo seu empenho!!!

Bárbara Ferreira

Como mãe fico grata por tanto carinho com aqueles que se empenham todos os dias pra dar seu melhor aos nossos, linda essa valorização do profissional, Deus abençoe cada dia mais. Por isso, não me canso de indicar e valorizar a escola que acolheu meus filhos com tanto carinho.


Contato


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