Pioneira no esporte olímpico mundial, a ginástica artística brilhou no último sábado (25), com a realização da 1ª Copinha de Ginástica Artística do Colégio Castelo. As alunas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I demonstram técnicas aprendidas durante as oficinas Extracurriculares, sob os olhares da professora Nathália Camacho.
A mostra incluiu acrobacias em aparelhos de solo, salto e trave, contando com o auxílio técnico da professora convidada Tamires Oliveira, que avaliou o desempenho das meninas. “Esse era o intuito da Copinha: as alunas vivenciarem a experiência, entenderem como funciona o desenvolvimento durante os treinos e ainda terem a experiência de serem avaliadas por outras pessoas da área”, pontua Nathália.
Além de acompanhar a performance das ginastas, a mostra serviu como incentivo para as estudantes, já que, para muitas, foi a primeira experiência em eventos como este. “Para muitas crianças foi um grande desafio. Muitas mães ficaram emocionadas porque sabiam das limitações das filhas, que desempenharam o papel de atletas super bem. Foi lindo ver o resultado ali na prática”, pontua.
A ginástica artística é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos técnicos que exigem precisão, força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. O domínio corporal é uma das principais características. Inicialmente, era praticada somente por homens, mas atualmente a modalidade está presente em ambas as categorias (masculina e feminina).
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana