Educação Salesiana e a nova BNCC

Alinhada às 10 competências gerais da BNCC e às demandas do Século XXI, nossa proposta para o Novo Ensino Médio pauta-se no desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e orientação profissional que, através de metodologias inovadoras, leva-nos a desenvolver projetos em sintonia com as habilidades esperadas do profissional do século 21 e, com entusiasmo e responsabilidade, leva-nos ainda a aceitar o desafio de implementar a BNCC em 2022.

No Colégio Castelo, priorizamos a busca pela inovação, por oferecer a melhor estrutura aos alunos e por formar, com ênfase nos valores essenciais da pessoa humana, nossas prioridades.

O objetivo é continuar com o legado de Dom Bosco, com o plano de excelência acadêmica e formar bons cristãos e honestos cidadãos, valorizando a aprendizagem significativa, além de outros valores da Rede Salesiana Brasil de Escolas. 

Comprometimento com o projeto de vida do aluno

A abordagem salesiana olha o jovem no ponto em que ele se encontra, ou seja, vai ao encontro dele, da sua humanidade e, ao encontrá-lo, lança um olhar cuidadoso, demorado, que possibilita conhecê-lo em sentido mais amplo, sem rótulos, sem preconceitos e sem estigmas, atendendo às necessidades indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho. É uma abordagem comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida.

O Novo Ensino Médio

Temos muitas perguntas, mas vale reconhecer que, em qualquer processo educacional, o estudante deve, sim, estar no centro da aprendizagem e da vida escolar e esta resposta todos sabemos, não é mesmo?

Aqui no Castelo, o aluno é estimulado à autonomia, ao protagonismo e à responsabilidade em relação às suas escolhas presentes e futuras. O nosso fazer pedagógico investe na promoção do desenvolvimento integral do aluno, contemplando o seu projeto de vida em todas as suas dimensões: física, intelectual, cultural, social, emocional e espiritual.

A estrutura curricular busca o aprimoramento do educando como ser humano, a sua formação ética, o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, a sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.

Com ênfase nos projetos sociais e no envolvimento direto dos alunos, através das viagens de estudo, uso constante dos laboratórios de química, física, salas de recursos multimídias, plataformas digitais de aprendizagem, desenvolvendo metodologias de ensino nas quais o jovem é protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento.

Língua Estrangeira

Língua Inglesa:

Visando consolidar as quatro habilidades da língua inglesa: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita, de forma natural e significativa, adequando as demandas deste segmento, traremos em 2021 um material Bilíngue para as turmas de 9º ano, ele dará continuidade à proposta interdisciplinar, alinhando o desenvolvimento linguístico aos objetivos próprios desta etapa.

A experiência do preparatório para os exames de certificação internacional, trará ao aluno importantes ferramentas, que serão utilizadas para as provas de ENEM e pré-vestibular.

(CLIL, STEAM, Maker)

Língua Espanhola:

A Língua Espanhola permite o acesso a uma ampla rede de comunicação e à grande quantidade de informações presentes na sociedade atual. Neste contexto, é indispensável para o 9º ano e facultativa para o Ensino Médio, tornando-se obrigatória após a escolha do aluno.

Currículo - o que vamos aprender?

Na Formação Geral Básica, encontramos um conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento previstas na etapa do Ensino Médio, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aprofunda e consolida as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles, com carga horária total máxima de 1.800 horas.

Itinerário Formativo

Os itinerários formativos são o conjunto de Unidades Curriculares (disciplinas), projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo).

Itinerários Formativos – Rede Salesiana Brasil de Escolas:

I - UNIDADES CURRICULARES COMUNS A TODOS OS ITINERÁRIOS/Obrigatórios

  • Projeto de Vida
  • Ensino Religioso
  • Laboratório de Redação
  • Habilidades em Estudos e Pesquisa Científica
  • Temas Integradores

II - CONSTRUINDO O PERCURSO PARA O FUTURO ACADÊMICO E PROFISSIONAL – Unidades Curriculares da TRILHA para CONHECIMENTO DAS ÁREAS

  •  Área de Linguagens e suas Tecnologias
  • Área de Matemática e suas Tecnologias
  • Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  •  Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias

 III - UNIDADADES CURRICULARESeletivas para aprofundamento de área

APROFUNDAMENTO - O estudante poderá escolher apenas duas Áreas de Conhecimento para aprofundar. Cada ELETIVA proporá um projeto capaz de propiciar ao estudante uma vivência mais aprofundada das duas áreas de conhecimento de sua escolha, preparando-o para uma decisão mais assertiva da área do conhecimento do itinerário que pretende seguir, a partir da 2ª série.

Aprofundamento de Linguagens e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série:  Arte e Literatura Regional

Aprofundamento de Matemática e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Gestão Financeira

Aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Práticas Laboratoriais

Aprofundamento de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Cinematografia Regional

Aprofundamento de Linguagens e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Centro de Produção Criativa - Publicidade e Propaganda

Aprofundamento de Matemática e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Aplicabilidade de Geometria

Aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Olimpíadas (remotas).

Aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Temática de aprofundamento na 1ª série: Oficina de Robótica e Anatomia

Espanhol (uma hora-aula semanal em cada série, com implantação gradativa)

A proposta pedagógica está organizada em componentes curriculares, estruturados em forma de áreas de conhecimento, disciplinas e itinerários formativos, eixos temáticos e eixo estruturante do itinerário formativo, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meio dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as etapas do desenvolvimento integral do adolescente.

Pré-Vestibular e ENEM – Orientam e preparam para as carreiras mais concorridas do vestibular, aliando nossa proposta de fazer educação a uma perspectiva coletiva e individualizada de ensino, com atendimento personalizado, de acordo com o momento em que se encontra cada estudante. Objetivam a revisão e o aprofundamento dos conteúdos mais relevantes nos vestibulares.

AULÕES INTERDISCIPLINARES/TEMAS TRANSVERSAIS DA ATUALIDADE - Os “aulões” promovem aprendizagens ligadas às necessidades e aos interesses dos alunos, quando estabelecem conexão com a realidade social que enfrentam, segundo afirma a Nova Base Nacional Comum Curricular. Buscamos, através dos aulões, contribuir com a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo, na medida em que se tornam pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente.

JOGOS E ESPORTES - Com os esportes, nossos alunos são convidados a cuidar melhor de sua saúde e a exercitar-se nas diversas modalidades oferecidas, nas aulas de Educação Física.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – Assistência na escolha de uma carreira e um projeto de vida profissional. Aprofunda as questões relativas ao autoconhecimento e aproximação do mercado. Investimento especial no Projeto de Vida do aluno.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLOGIA -  A orientação educacional é o elo entre educadores, famílias e alunos. Assessora a comunidade escolar nas relações humanas e nas questões de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. O SOE acolhe, ouve, atende, orienta e acompanha o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma parceria que possibilita a troca de informações sobre os alunos, a discussão de encaminhamentos e a proposta de ação.

FLIC - Feira Literária do Castelo – Trata-se de um projeto multidisciplinar que colabora para a formação do jovem protagonista, a fim de torná-lo capaz de utilizar diversas formas de leitura como caminho para a ampliação da percepção crítica associada à subjetividade autônoma. Enfatiza a formação intelectual, através de ”leituras” que contribuem para análises, analogias, percepções, para a obtenção, enfim, de um ser reflexivo, crítico, autônomo, preparado para interpretar o mundo.

FEIRA DE MATEMÁTICA - 0 foco deste trabalho é aguçar a curiosidade do aluno em um dos ramos mais curiosos e intrigantes da Matemática, a Lógica Matemática. Além disso, temos a expectativa de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, através de um processo interpretativo e educativo, que relaciona vivências e experiências do dia a dia com situações teoricamente abstratas de nossos estudos. A ideia é que o aluno entenda o problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para construir uma solução, utilizando e representando estratégias de interpretação e resolução.

 PROJETO CASTELO VERDE - INVESTIMENTO NA CIDADANIA GLOBAL E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA - O cidadão global deve ter consciência de seu lugar no mundo e estar nele para fazer a diferença e primar pelo respeito aos direitos humanos, às diversidades e ao meio ambiente, pelo consumo responsável e vivência dos princípios éticos fundamentais para uma sociedade justa e pacífica, criando soluções para um ecossistema humano e ambiental sustentáveis.

PROJETO JOVEM CIENTISTA - Na iniciação científica, o estudante aprende a interrogar-se, a formular hipóteses iniciais em suas tentativas de explicar fatos, acontecimentos e fenômenos, observados direta ou indiretamente. Aprende a realizar experimentações para testar suas ideias e a provocar seu pensamento e examinar contradições, contrapor pensamentos, a examinar pontos de vista diferentes dos seus para, então, modificar ou consolidar suas ideias iniciais. O método científico é desenvolvido de acordo com os procedimentos gerais: I. Observação II. Questionamento; III. Elaboração de hipóteses; IV. Experimentação; V. Organização de dados; VI. Interpretação de dados.

DESENVOLVENDO HABILIDADES EM ESTUDOS/TUTORIA

Para nós, alto desempenho é a busca por melhoria contínua, é buscar o melhor (e não ser o melhor). É um processo que não terá fim e respeitará as individualidades e as diversas maneiras de aprender.

A proposta do material é desafiar o jovem a resolver problemas e a propor alternativas, usando o saber e a ética como pontos de apoio e equilíbrio. Além disso, o uso da tecnologia amplia as possibilidades de pensamento, comunicação e desenvolvimento de projetos pessoais.

O material didático, disponível na versão digital, oferece, além dos conteúdos do livro impresso, uma série de recursos multimídia: vídeos, áudios, textos extras, jogos e atividades interativas, entre outros recursos, que permitem expansão dos limites do livro e da escola e diversificam, respectivamente, a maneira de ensinar e de aprender, por meio de diferentes leituras, contextos e interpretações sobre um tema ou conteúdo.

Livros exclusivos para o Novo Ensino Médio

Coleção Passaporte - O material didático digital da Rede Salesiana Brasil, as inovações metodológicas e plataformas digitais garantem o pleno desenvolvimento dos estudantes do Novo Ensino Médio e têm como objetivo desenvolver todas as competências do estudante, formando cidadãos éticos, responsáveis e emocionalmente preparados para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania ativa.

 

A avaliação da aprendizagem leva em conta o desenvolvimento do educando, se constituindo como orientadora da aprendizagem em todas as suas fases: avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação qualitativa por meio das atividades e tarefas, contemplando a participação, interação e envolvimento do estudante.

Avaliações semanais da Formação Geral Básica (FGB) - Coletamos dados no decurso do processo de ensino, quantitativos e qualitativos; capacitamos o aluno a encontrar-se com a realidade e a superar desafios, o que eleva a qualidade de seu ensino.

Simulados Trimestrais - Objetivam familiarizar os alunos com a realidade dos vestibulares no Brasil, cognitiva e emocionalmente.

Avaliações semestrais dos Itinerários Formativos avaliação é um recurso pedagógico que permite aos professores e equipe pedagógica acompanhar a progressão das aprendizagens práticas dos alunos, oferecendo subsídios para a análise do próprio processo de ensino, que será realizado por meio de conceitos.

 Avaliação das Eletivas - A avaliação será diagnóstica, aplicada no início do processo, e será posteriormente formativa, aplicada ao longo do processo formativo, através de auto avaliação do estudante ao longo do trimestre. No final do semestre, será aplicada a avaliação somativa, finalizando o processo formativo (avaliação dos produtos criados pelos estudantes). 

Nosso dia a dia