Conscientes de que trabalhar com crianças exige uma intencionalidade educativa clara e consistente foram preparados espaços especialmente para nossas crianças que transmitam segurança, garantam o conviver, desenvolvendo o respeito às diferenças, o brincar cotidianamente de diversas formas, de explorar movimentos, gestos, sons, texturas, cores... de expressar-se por meio de diferentes linguagens, de conhecer-se, e de construir sua identidade pessoal, social e cultural.  

Nossa proposta organiza-se, também, criando condições para que as crianças adquiram autonomia e aprendam valores fundamentais na construção do ser pessoa “uma ação pedagógico-evangelizadora”. Aqui a articulação entre Educar e Cuidar ocorre em todos os momentos vivenciados na relação com a criança.

Grupos e horários: A Educação Infantil recebe alunos a partir de 1 ano e 7 meses, completos até fevereiro, sendo composta pelos seguintes grupos:

Maternal -  I, II e III

Infantil -  I e II

1º ano (Alfabetização)

Corpo docente

Nossos educadores – sensíveis e com formação adequada concebem o ensino como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor das quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente assegurando a equidade na formação integral da criança.

O currículo, em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), se organiza como em uma espiral. Os conceitos são trabalhados em diversos momentos, ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Sabe-se que a aprendizagem da criança nesta faixa etária concentra-se nos campos da linguagem, socialização, percepção espacial, temporal e sensorial. Desta forma, nosso trabalho tem como base os Campos de Experiências – O eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, além dos objetivos dentro de cada um deles, para cada etapa escolar.

Nosso material didático

A Coleção GIROLHAR - é inovadora, trazendo mudanças para além do livro didático. A criança é colocada como protagonista no processo de construção do conhecimento e aprendizagem e tem contato com ferramentas que encantam e incentivam seu envolvimento neste processo. Oferece suporte ao educador na organização, implementação e criação de sua prática pedagógica e envolve também as famílias, que recebem material de apoio, colocando-os como participantes ativos no processo.

Apostila

De autoria da nossa equipe e dá o tom da nossa proposta. Através dela, a criança se familiariza com as letras e seus sons, jogos de base alfabética, a função social da leitura e da escrita, que emerge de maneira natural, contextualizada seguindo sequência didática e garantindo diálogo entre as múltiplas linguagens.  Em toda atividade desenvolvida, prioriza-se o processo de “aprender a aprender”. 

Letramento

Nossas crianças participam de situações como leitoras e escribas, muito antes da alfabetização convencional. Entram em contato, desde cedo, com diversos gêneros literários e códigos de linguagem, o que é fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Cada turma elabora seu Projeto de Leitura - chamado GIROVAI GIROVEM.

Psicomotricidade - Incluiu-se a Psicomotricidade como uma atividade de rotina na Educação Infantil, por acreditar que toda criança é cinestésica por natureza e que o movimento envolve toda ação realizada pelo indivíduo, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos.

Língua Estrangeira - A Língua Inglesa entra no currículo da Educação Infantil, a partir do Maternal II. A experiência bilíngue é desenvolvida com os alunos em aulas diárias de 40 min. Nossa metodologia acompanha a mesma proposta da Língua Materna, a aprendizagem acontece através de atividades que envolvem movimento corporal, expressões artísticas, histórias, teatro de fantoches, brincadeiras, recursos audiovisuais, jogos e brincadeiras baseadas em situações concretas, fazendo com que a aquisição da nova língua ocorra de forma natural e prazerosa.

Música - O trabalho com a musicalização favorece o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, senso ritmo, concentração, memória... além de despertar na criança o prazer de ouvir música. Esta linguagem, além de ser trabalhada por uma professora especialista, também é trabalhada pelos professores no dia a dia da sala de aula, não de forma rotineira e automática, mas como oportunidade da criança vivenciar, apreciar, sentir e criar novas e alegres formas de comunicação.

Rodas de conversa - Acontecem em um canto da sala de aula, mas também embaixo de árvore, no pátio, sem perder de vista que a grande importância desse momento é a possibilidade de todos se verem, conversarem, ouvir opiniões, se posicionar, aprender.

Informática - As Experiências Digitais são iniciadas na Educação Infantil, funcionando como mais um instrumento para aquisição, construção de conhecimento e desenvolvimento do pensamento. As bases de programação são desenvolvidas de forma lúdica, a partir da utilização do Cubetto – um robô de madeira - utilizado na sala de aula entre outros sofets

Oferecemos horário integral para as crianças, nos dois turnos, com entrada às 7h30min e saída às 17h30min.

O Integral conta com atividades:

3 vezes por semana

Língua Inglesa (Internacional School)

2 vezes por semana

Robótica, xadrez, artes, culinária, Cross Kids, linguagem e jogos matemáticos.

portfólio é o instrumento utilizado pela Educação Infantil para registrar e avaliar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno. Trata-se de um material que inclui os principais trabalhos de seu acervo pessoal, produzidos ao longo do semestre nas diferentes linguagens trabalhadas. A partir dos registros e observações, é elaborado o Relatório Semestral do Aluno, que descreve o desenvolvimento percorrido ao longo desse período.

Nosso dia a dia

Atividades Extracurriculares

Programa Bilíngue