Os estudantes do Colégio Castelo e da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, instituições mantidas pelo Instituto Nossa Senhora da Glória, já podem realizar a solicitação das carteirinhas estudantis de 2022.

O procedimento é feito exclusivamente no site da União Nacional dos Estudantes, pelo endereço https://www.une.org.br/lp/carteira-de-estudante-oficial.

A carteirinha serve como identidade estudantil em todo o Brasil, assegurando aos alunos do ensino básico, graduação e pós-graduação direitos reconhecidos nas legislações federal, estadual e municipal. Como benefício, o documento dá acesso à meia-entrada cultural, que garante descontos em cinemas, teatros, shows, estádios de futebol e em outros diversos eventos e espaços.

Para realizar o pedido no site, os alunos deverão registrar os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente e digitalizada; documento de identificação (RG, CNH, RNE ou passaporte) e comprovante de matrícula no ano vigente (declaração de escolaridade ou boleto de mensalidade com vencimento em 2022). Além disso, precisam realizar o pagamento de uma taxa que custa R$40,00 mais o frete.

A Lei da meia-entrada, sancionada em 2013, estabelece que somente entidades estudantis podem, de forma legal, produzir a carteira estudantil. Sendo assim, instituições de ensino como escolas e faculdades não podem fazer sua emissão.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana