O Ensino Fundamental I é um segmento que recebe e acolhe os alunos na faixa etária entre 7 e 10 anos. 

Prioriza um agir pedagógico que possibilita ao aluno, interagir significativamente com o conhecimento, com a curiosidade, com o questionamento, valorizando sua capacidade de expressão, socialização e a reflexão dos saberes, enfatizando a necessidade de um ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de competências, ou seja, despertar no aluno, a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para resolver situações complexas.

Espaço para constituir e consolidar a escrita, a leitura e o cálculo, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico.

Portanto, a base da nossa proposta pedagógica, do nosso currículo, concretiza-se à luz da carta dos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, somado às orientações LDB 9394\96 e da BNCC, garantindo, assim, uma educação respaldada nos referenciais e valores de uma escola salesiana que prima pela formação integral e protagonismo do aluno, como bom cristão e honesto cidadão.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.”
Paulo Freire

O currículo no Ensino Fundamental I oportuniza o aluno a desenvolver os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que ele compreenda e participe ativamente da vida social. A articulação entre conceitos, procedimentos, atitudes e valores forma a base que constrói nosso currículo, apontando as intenções que desejamos concretizar através de ações organizadas e planejadas do trabalho pedagógico.

Compõem o currículo o estudo das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares:

Linguagens: Língua Portuguesa, Arte, Música, Educação Física e Língua Inglesa.

Matemática: Matemática

Ciências da Natureza: Ciências

Ciências Humanas: História, Geografia e Ensino Religioso

Ciência e Tecnologia: Robótica Educacional

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) pressupõem um tratamento integrado das áreas e um compromisso das relações interpessoais e sociais, a fim de que haja uma coerência entre os valores experimentados na vivência que a escola propicia aos alunos e a integração intelectual com tais valores. Os planejamentos e a articulação curricular, estão totalmente atualizados de acordo a BNCC.

A Coleção Nautas da Editora EDEBÊ Brasil, concebe o aluno como um viajante pelo mundo dos saberes e conhecimentos, instigando-o a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral.

Nossos alunos Nautas são convidados a embarcar numa jornada repleta de imaginação, aprendizagem criativa e significativa.

Inserido na RSB (Rede Salesiana Brasil-Escolas) utilizamos o material específico em formato de livros físico e digital, criados com exclusividade para a RSB-Escolas. Os autores do material são professores pesquisadores de renome e reconhecimento nacional e internacional pelos estudos e pesquisas realizadas em sua área de atuação.

O projeto Nautas foi desenvolvido para oferecer aos alunos, rotas e projetos de aprendizagem instigantes e alinhados com as necessidades do mundo atual. Afinal, o processo educacional precisa ir além da compilação de temas de aprendizagem; ele deve ser capaz de formar cidadãos atuantes e engajados com as necessidades locais e globais.

Para garantir um projeto educacional alinhado com essa visão, a coleção Nautas foi desenvolvida com base nos seguintes pilares: Sistema Preventivo, Sustentabilidade, Aprendizagem maker e STEAM e a BNCC

Assista ao vídeo: (vídeo sobre material)
https://drive.google.com/file/d/1TIqdjY4n_tEhTqeB_QDVfOrJxMdTbTsf/view?usp=sharing


Língua Estrangeira

A Língua Inglesa tem um destaque especial em nosso currículo. Oferecemos aulas diárias de 50min, em parceria com a International School. Nossos professores são proficientes e certificados por Cambridge, garantindo assim aulas lecionadas integralmente em Inglês, o que possibilita o preparo de nossos alunos para os Exames de proficiência a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I.

Utilizamos uma proposta metodológica que promove a aprendizagem a partir da interdisciplinaridade, projetos e experimentos práticos, desenvolvendo com o aluno o raciocínio lógico na língua. (CLIL, STEAM, Maker)

Valorizando os aspectos culturais, trazemos em nosso calendário atividades como o Spelling Bee, 4th of July, Cambridge Certificate Award Ceremory, entre outras.

Metodologia

Adotamos uma metodologia de ensino facilitadora da aprendizagem (sociointeracionista) por meio do estímulo ao pensamento crítico e analítico. O protagonismo faz parte da formação do aluno, respeitando sua bagagem histórica, assim como o estímulo a se manifestar, participar e torna-se ativo no contexto social, fazendo com que seus valores sejam respeitados.

A metodologia direciona-se a organização de projetos e atividades interdisciplinares e específicas, promovendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, efetivando a integração das áreas do conhecimento.

Ações Permanentes

Acolhida

Momento de reflexão(ecumênica) e espiritualidade que acontece no espaço(pátio) do Fundamental I, no início das atividades diárias. Contempla: oração, canto, agradecimento e resgate de valores e atitudes fundamentais para a formação integral do aluno.

Projeto “Gente que Lê”

Este projeto atende aos objetivos pedagógicos que buscam formar o hábito de leitura por meio de uma ciranda literária.

Cada turma recebe no início do ano letivo, um acervo criteriosamente selecionado abrangendo os diferentes tipos e gêneros literários e uma sacola para colocar o livro que semanalmente vai para casa, com uma atividade planejada e permanente de leitura na escola, e em casa, que o aluno tenha oportunidade de conversar sobre os títulos lidos com os pais, e abra-se um espaço para que elas indiquem o livro que leram para os colegas.

Atividades de Campo/Excursões Pedagógicas

As atividades de campo são importantes estratégias para o desenvolvimento de uma prática educativa inter e transdisciplinar. A diversificação de atividades e de recursos didáticos, contribui para motivação dos estudantes, possibilitando atender as amplas necessidades e interesses dos alunos, sendo a motivação a mola fundamental para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa.

Ação Continuada/ Reforço Escolar

Proporciona ao aluno um apoio sistemático (reforço escolar) no decorrer do ano letivo, oferecendo condições para que o mesmo obtenha melhor desempenho nos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Com atendimento duas vezes na semana, no contraturno.

Jogos Internos do Castelo – JIC – JOGOS COOPERATIVOS

Os Jogos Internos acontecem no período de comemorações ao Dia da Criança, tendo como objetivo estimular, através da prática de atividades lúdicas e jogos cooperativos, os valores do respeito, educação, limites e regras de boa convivência, promovendo o intercâmbio socioeducativo entre os alunos, dentro de um clima de amizade e de espírito competitivo saudável.  

Estudo no Laboratório de Ciências = Química, Física e Biologia

Projeto Pequeno Cientista

O laboratório de Ciências (Química, Física e Biologia) do INSG-Castelo é um espaço onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar, através de experiências, as questões teóricas previstas em situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas.

No Laboratório, professores e alunos estão em contato direto com a pesquisa científica, expandindo e aprimorando conhecimentos.

A principal função da aula prática é estimular a criatividade dos alunos, e desenvolver habilidades de investigação e pesquisa.

Primeira Eucaristia – 5º ano (opcional)

No decorrer do 2º ao 4º ano, o aluno participa das aulas de Ensino Religioso, trabalhando com temas reflexivos relacionados a valores e atitudes, de forma cristã/ecumênica. Ao ingressar no 5º ano, o aluno, se for de interesse da família, ele é preparado para receber a Eucaristia.

Culminância de Projetos Pedagógicos

Atendendo aos programas dos conteúdos trabalhados no material didático, no decorrer do ano, finalizamos com apresentações que envolvem o desenvolvimento de nossos alunos, nas diferentes propostas por ano de escolaridade e é executado um plano de atividades interdisciplinar para as apresentações.

Serviço de Orientação Educacional

O Serviço de Orientação Educacional do Ensino Fundamental I, oportuniza parcerias com a comunidade educativa, dialogando e orientando os alunos com a intenção de desenvolver, acompanhar e potencializar o seu processo de aprendizagem, resgatando o desejo de aprender, zelando pela sua formação integral, trabalhando em paralelo o currículo oculto, inserindo reflexões sobre valores humanos, as relações interpessoais e estimulando o seu protagonismo.

Projetos:

Saber Cuidar

O projeto Saber Cuidar, reflete junto aos alunos, o significado do cuidado dentro de todos os seus aspectos, bem como o cuidado com o “eu”,  o “outro”  e com mundo em que vivemos, estimulando através da conscientização do corpo docente e discente, a importância do uso dos seus diretos e deveres, do exercício da cidadania, do cuidado, da empatia, da prática dos valores Cristãos Salesianos e da busca pela harmonia, para que seja desenvolvida a boa convivência entre todos, reconectando as relações interpessoais e facilitando o cumprimento e o entendimento de regras e combinados, a partir da consciência e ação de cada um.

O cuidado deve estar voltado para todos e tudo que nos rodeia.
“Cuidar é mais que um ato é uma atitude.” Leonardo Boff

Hábitos de Estudo

O Projeto Hábitos de Estudo, visa motivar aos alunos, a busca constante da excelência acadêmica através da conscientização, do planejamento, da autorresponsabilidade e organização inteligente do tempo de estudo, criando hábitos necessários para alcançar os resultados que deseja em sua vida escolar, reafirmando a importância da união de forças entre aluno, escola e família.

Humanamente falando, a única coisa que nos separa dos nossos objetivos é a nossa capacidade de agir. A qualidade das nossas ações e a somatória delas são os fatores que determinarão quanto tempo levaremos para realizar uma meta.” Paulo Vieira

Programa de Apoio ao Aluno (PAA )

Tem como objetivo o desenvolvimento de práticas que auxiliem a criança, incluindo aquela que apresenta necessidade educativa especial, proporcionando estratégias e mediando o seu processo de aprendizagem, oportunizando a participação, a socialização, estimulando-a através do planejamento individualizado, da adaptação de atividades e de recursos específicos para cada uma, quando necessário, provocando a descoberta de seus caminhos e potencialidades.

A avaliação da aprendizagem tem o caráter diagnóstico, processual, construtivo, participativo e formativo. O acompanhamento do aluno é diário, percebendo suas necessidades e avanços. As Avaliações contemplam diferentes instrumentos: observação e registro pelo professor, análise de produções, provas, simulados, análise de erros, trabalhos e projetos.

Nossa média: 70% do resultado por disciplina, em cada trimestre.

Simulado Integrado/Avaliação Global

Os simulados são realizados pelos alunos, trimestralmente. Os alunos de 2º e 3º anos realizam simulados mais simplificados, já os alunos de 4º e 5º anos realizam a Avaliação Global (interdisciplinar) preparando-os para a continuidade dos estudos e para os exames que serão realizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

V A = Verificação da Aprendizagem

Atividade com o objetivo de verificar, diagnosticar semanalmente se o aluno está apreendendo os conteúdos trabalhados. Alternadamente são realizadas atividades de Língua Portuguesa e Matemática.

Recuperação Paralela e contínua

A recuperação paralela e contínua é oferecida aos nossos alunos durante o trimestre.

“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes!”  Paulo Freire

Somos Notícias

Atividades Extracurriculares

Programa Bilíngue