Um dos momentos aguardados pelos estudantes ao término do ano letivo é, sem dúvida, a cerimônia de formatura. Para assinalar esse ciclo, as formaturas das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e da Educação Técnica tiveram lugar no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. Mais de 150 alunos fizeram a transição escolar neste ano de 2023, sempre com dedicação, empenho e desafios para conseguir o tão sonhado diploma.
Ensino Fundamental I
Cerca de 76 alunos participaram da cerimônia de formatura do 1º ano, entre os dias 29 e 30 de novembro, na quadra Dom Bosco. Em clima de festa, música e muita emoção, os pequenos formandos das professoras Ingrid dos Reis, Érica Flôres, Paloma Braga, Luciana Loureiro e Carina Amaral, declamaram poemas em português e inglês. Houve também homenagens às famílias e aos professores.
Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Sionéia Cancela, o momento é sempre de muita expectativa para os pais e para as crianças. “É na alfabetização que os pequenos começam a ter autonomia para ler e escrever. É uma conquista muito grande para nós do Castelo, poder formar alunos e proporcionar essa transição tranquila para o 2º ano, sempre em parceria com as famílias em primeiro lugar”, ressalta.
Ensino Médio
A cerimônia de entrega da declaração de conclusão da 3ª série ocorreu no último dia 19 de dezembro, em que os estudantes puderam relembrar os bons momentos, celebrar as conquistas e partilhar as lembranças da trajetória com os colegas de turma. Ao todo, 57 jovens receberam os canudos e os cumprimentos de toda equipe pedagógica, além de uma lembrança das irmãs Salesianas do Castelo.
“Só guardamos gratidão e os votos para um belo futuro que começou a ser construído por eles. Somos gratos pelas lembranças, pela confiança em nosso trabalho e pela dedicação de sempre. Temos certeza de que nossos alunos têm muitas coisas lindas para mostrarem ao mundo”, afirma a gestora pedagógica, Márcia Albernaz.
Educação Técnica
Os 19 concluintes profissionalizantes de Mecatrônica e Química também tiveram sua formatura, após 18 meses de práticas voltadas às habilidades que permitirão a atuação deles em diversas empresas. Focada em questões mais práticas da área de atuação, a Educação Técnica está presente no currículo pedagógico do Colégio Castelo há mais de 20 anos, lançando diversos alunos para o mercado de trabalho de Macaé e região. “Nossos alunos se superaram e venceram os obstáculos. Sem dúvida alguma, eles estão saindo fortalecidos e farão a diferença por onde passarem”, conclui a coordenadora da Educação Técnica, Fatima Neves.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana