O diretor de operações da Ecofocus Serviços e Soluções, Adan Alves palestrou nesta segunda-feira (09) aos estudantes do curso técnico em Mecatrônica sobre os desafios e perspectivas que envolvem o campo da robótica subaquática (ROV).
Diante dos olhares atentos dos alunos, o profissional compartilhou experiências, destacando características essenciais da profissão que está em plena ascensão no mercado offshore. Entre os aspectos abordados, foi enfatizada a importância da mecatrônica como base para a operação de veículos subaquáticos autônomos, destacando a interdisciplinaridade entre engenharia mecânica, eletrônica e de software. “O profissional de ROV, além de ser técnico conhecedor da área, exige muita habilidade para lidar com atividades em ambientes de pressões extremas, baixa visibilidade e, sobretudo, é claro, dos altos custos das operações”, explica. Um dos pontos de interesse no encontro foi a empregabilidade e o potencial de crescimento na área.
Segundo Adan, o mercado para especialistas em ROV é impulsionado pela crescente demanda por serviços de inspeção, manutenção e exploração. “No Brasil, a média salarial varia entre seis e sete mil reais iniciais. Esses salários tendem a ser competitivos e a aumentar com a experiência e a expertise do profissional”, explica.
Para o estudante João Pedro Barreto, o encontro trouxe revelações sobre uma área de atuação que ele pouco conhecia. “Gostei bastante do que o Adan apresentou aqui para nós. Ele mostrou detalhes, estudos sobre robótica; enfim, é uma área que tinha pouco domínio e com o que ele passou de conhecimento, agregado à experiência que ele tem, acabei me interessando muito”, conta o estudante, que está no primeiro módulo do curso de mecatrônica e já vislumbra um lugar no mercado de trabalho. “Estou gostando pra caramba do curso. A gente já está fazendo as aulas práticas junto com as teóricas e esse é o grande diferencial aqui do Castelo, fora a troca de conhecimento com o professor. Para mim está sendo o melhor curso que já vi”, finaliza.
Ao término do encontro, houve o sorteio de dois cursos de ROV para nossos estudantes matriculados no técnico, o que os deixou animados e motivados a explorar as oportunidades que a robótica submarina tem a oferecer em suas carreiras.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana