Diversão e conhecimentos foram compartilhados com os estudantes, que vivenciaram, durante dois dias o lançamento de protótipos que fazem parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024. O evento envolveu estudantes de vários segmentos educacionais, dando a oportunidade de aplicarem seus conceitos teóricos e práticos relacionados a atividade.
O lançamento foi dividido em três níveis, conforme a idade e a série dos alunos participantes a partir do Ensino Fundamental I. Cada nível utilizou um tipo diferente de foguete, todos de fabricação própria. Uma das regras principais da MOBFOG é que a pressão necessária para o lançamento, gerada por uma bomba de pneu de bicicleta, deve ser injetada pelos estudantes.
“As atividades começaram de forma tímida, no entanto, após o primeiro lançamento, o interesse e o comprometimento cresceram significativamente. Eles perceberam a importância da prática, retornando ao laboratório para realizar ajustes e melhorias nos seus projetos de foguetes. Essa dinâmica de tentativa e erro não apenas aumentou o entusiasmo, mas também promoveu um espírito saudável de competição entre os participantes, que passaram a analisar os resultados uns dos outros em busca de aprimoramentos”, explica o professor responsável, Luis Henrique Jassus.
Os dados coletados durante os lançamentos, incluindo as distâncias alcançadas pelos foguetes foram enviados para a organização da MOBFOG para avaliação. Dependendo dos resultados e dos parâmetros estabelecidos pela organização, a escola e os alunos podem ser premiados com medalhas, que deve acontecer nos próximos meses. De acordo com o professor, a atividade proporcionou um rico aprendizado interdisciplinar. “Para os alunos do 9º ano, por exemplo, as leis de Newton foram aplicadas na explicação e construção dos foguetes, reforçando conceitos de física”, explica.
A professora Juliana Lobo acompanhou a atividade de lançamento com os estudantes do Ensino Fundamental I e II até o 8º ano. Ela explica que para essa faixa etária, o lançamento serviu para que fosse integrado os ensinamentos de matemática, abordando proporções, distâncias e peso dos foguetes, respeitando assim o nível de compreensão adequado a cada faixa etária. “Para eles são propostos desafios afim de que eles busquem possíveis soluções. Isso trabalha autonomia da criança e do jovem”, pontua.
O sucesso das atividades é um reflexo do compromisso da instituição com a educação integral, que alia teoria e prática de forma lúdica e envolvente. No futuro, a escola planeja continuar aprimorando essas atividades e expandi-las para áreas maiores, possibilitando lançamentos ainda mais ambiciosos.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana