Os estudantes dos 6º anos participaram de uma aula prática que envolveu o estudo da cartografia. A atividade teve como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura e interpretação de mapas pelos estudantes. A proposta foi da professora Lucia Cristina Almeida, da disciplina de geografia.
Utilizando uma régua, eles aplicaram a escala numérica fornecida para calcular a distância real entre cidades. A prática ajudou a consolidar o entendimento dos conceitos teóricos abordados em sala de aula. “A ideia era desafiá-los a converter a escala numérica em escala gráfica. Esse processo envolveu a criação de uma representação visual, permitindo uma compreensão mais intuitiva das proporções e distâncias no mapa”, explica a professora Lúcia Cristina.
Com base no material didático da coleção “Rotas”, os jovens tiveram uma experiência prática valiosa, extrapolando os limites de uma aula tradicional em sala. “Devido à necessidade de espaço para trabalhar com mapas grandes na horizontal, a atividade foi realizada em um ambiente mais espaçoso. Isso permitiu que os alunos abrissem o mapa completamente, facilitando a leitura e a interpretação precisa”, reforça a docente.
Laura Pires Sales, estudante da turma C, conta que gostou da proposta da atividade. “Eu achei super legal, divertido, porque a gente pode fazer tudo em conjunto, além de mexer no mapa, indo além da explicação da professora”, finaliza.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana