Durante um encontro que envolveu estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, o engenheiro mecânico Rafael Mendes Nicácio, compartilhou conhecimentos sobre o fascinante universo da extração de petróleo, uma das atividades mais importantes para a economia e sociedade contemporânea.
O objetivo principal da visita era explicar para as crianças o que é o petróleo e como a matéria-prima é encontrada e extraída. A atividade, sob os olhares das professoras Lívia Ferraz, Simone Quintão e Nayara Brandão, está alinhada à proposta pedagógica do livro didático da Coleção Nautas para as turmas do 2º ano, que explora temas relacionados à Agricultura, Pecuária e Extrativismo.
Com uma linguagem acessível e recursos visuais, além de demonstrações de equipamentos de proteção individual (EPIs), Rafael conseguiu expressar de forma clara e envolvente o processo de extração do petróleo e a importância desse recurso no cotidiano das pessoas. “O petróleo é um motivo que move o planeta. Ele está presente em brinquedos, calçados, objetos em geral, então é um assunto em que as crianças, desde cedo, precisam ter noção do quão é importante no dia a dia”, conta o engenheiro, que destaca o prazer pessoal de falar sobre a profissão e suas tarefas para os filhos Hugo e Pedro, além dos demais colegas de classe.
Segundo a professora Lívia Ferraz, a experiência ajudou a aproximar as crianças do universo do extrativismo mineral. “Enquanto a Agricultura e a Pecuária estão presentes nos livros didáticos e nas aulas de campo, o extrativismo mineral ainda é algo distante devido à sua complexidade. Nada melhor que trazer pessoas ligadas ao tema para que isso fique mais compreendido”, ressalta a docente.
“As crianças são pequenas, mas têm um potencial muito grande de aprendizado, e é sempre bom abrir o leque, expandir o conhecimento para compreenderem a importância do petróleo na nossa vida”, comentou a professora Simone Quintão.
Para a professora Nayara Brandão, a presença do engenheiro permite que os alunos entendam melhor o trabalho dos seus próprios pais, tendo em vista que muitos atuam no mercado petrolífero. “O encontro reforça a importância de envolver a comunidade escolar e utilizar recursos práticos para tornar o aprendizado mais significativo e interessante para os pequenos estudantes”, finaliza.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana