A dedicação e o empenho de três estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo foram recompensados com uma conquista notável: Marcelo Rangel Vianna, Júlia Raquel de Oliveira Andrighetto e Manuela Moraes Ascenciano, alunos da 3ª série do Ensino Médio, alcançaram o conceito máximo no primeiro exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Tudo é um reflexo direto do “Projeto UERJ”, iniciativa do Colégio Castelo que visa preparar os alunos de forma aprofundada e direcionada para os exames de qualificação da universidade. O projeto conta com a participação de um excelente corpo docente, composto por professores especializados em cada área do conhecimento, que trabalham arduamente para garantir que os estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios dos exames. Marcelo, Júlia e Manuela têm participado das aulas, que acontecem duas vezes na semana. “Por mais que o aluno veja ao longo do ensino médio todo o conteúdo que vai ser cobrado na prova, a gente entende que é importante ter um projeto focado em resolução de exercícios anteriores. Isso mostra o caminho, a tendência que a prova chegou”, explica o coordenador da área de exatas, Bruno França.
Os resultados obtidos pelos estudantes são motivo de orgulho não apenas para eles, mas sim para suas famílias. “De início, eu não acreditei. Fiquei muito feliz. Minha família também, saímos pulando pela casa! Foi muito emocionante porque eu só pensava em passar na UERJ”, vibra Júlia Raquel, que pretende cursar ciência da computação e agora vai focar na próxima fase.
“Quando vi o resultado, foi uma sensação de vitória, por alcançar meu objetivo e confiar na minha capacidade”, conta a estudante Manuela Moraes que conquistou outro feito, gabaritando a prova de matemática no mesmo exame. “Foi com muito empenho, dedicação, auxílio dos professores com exercícios de provas anteriores e revisando conteúdos que tive esse desempenho”, pontua.
A iniciativa do Projeto UERJ no Colégio Castelo proporciona uma educação de qualidade, focada não apenas na formação acadêmica, mas também na preparação para os desafios futuros.
Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana