A conselheira da Missão, Ir. Amélia Assis de Castro, e o Assessor de Educação, Cristiano Prates Rodrigues, representantes da Inspetoria Madre Mazzarello, visitaram o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, na última semana. A visita teve como objetivo acompanhar os processos pedagógicos em andamento e dialogar com a equipe técnico-pedagógica, buscando compreender as demandas e os progressos da instituição.
A programação incluiu reuniões com a equipe gestora, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, pastoral, equipe de comunicação e tecnologia da informação. Cristiano Prates destacou as recentes atualizações relacionadas ao material didático Edebê e às diretrizes do Novo Ensino Médio. “Apresentamos o material do Ensino Médio, ‘Passaporte’, reformulado com foco na preparação dos alunos para o ENEM e os principais vestibulares do Brasil. Mesmo antes da implementação desse novo material, nossos alunos da Rede Salesiana Brasil apresentaram excelentes resultados na redação do ENEM,” ressaltou Cristiano.
Prates também abordou as melhorias no material da Educação Infantil, agora com complementos que atendem às necessidades específicas de cada escola. “O material Girolhar passa a oferecer um suporte robusto para que os professores possam desenvolver plenamente os alunos em sua jornada cognitiva”, explicou.
Cristiano ainda destacou o compromisso da escola com a inclusão, enfatizando a importância de adaptar os conteúdos às necessidades únicas de cada aluno. “Estamos trabalhando em rede para criar um repositório com um banco de questões adaptadas, visando atender às particularidades de cada estudante. Cada caso é único e deve ser pensado conforme a realidade de cada aluno”, destacou.
Por sua vez, Ir. Amélia ressaltou a forte integração da comunidade educativa do Colégio Castelo. “Percebi uma comunidade integrada com a equipe diretiva e técnica, trabalhando de maneira coesa. Isso permite a construção de um projeto consistente, que vai ao encontro das orientações do reitor-mor interino, Stefano Martoglio, e se reflete em todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano”. Ela completou dizendo: “É um projeto que envolve todos, incluindo as famílias, e resulta em uma formação de excelência”.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana