Na sexta-feira, 27 de setembro, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo foi brilhantemente representado na Cerimônia Regional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP 2023, realizada no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Nesta edição, as alunas Sofia Carvalho de Araujo, do 9º ano do Ensino Fundamental II e Isabela Marchiori Sodré, da 2ª série do Ensino Médio, foram reconhecidas por seu desempenho excepcional.
A OBMEP é a maior competição científica do país, contando com a participação de mais de 55 mil escolas, e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e identificar talentos. Durante a cerimônia, foram premiados alunos de todo o estado do Rio de Janeiro, e a presença das alunas do INSG Castelo destacou a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Sofia e Isabela receberam menções honrosas e medalhas de bronze.
Luciana Santana, coordenadora de programas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), destacou a importância da Olimpíada para a formação dos alunos, ressaltando que programas como o de Iniciação Científica Júnior (PIC) são fundamentais para explorar e potencializar as habilidades matemáticas dos estudantes. “Temos que continuar investindo em iniciativas como essa, que valorizam o talento e o esforço dos nossos alunos”, afirmou Luciana.
O coordenador da área de exatas do Colégio Castelo, Bruno França, também comentou sobre o sucesso das alunas. “O reconhecimento por meio de menção honrosa nesta competição é motivo de grande orgulho para a instituição. A ênfase na importância do gosto pela ciência ressalta a missão dos educadores em proporcionar essa experiência aos estudantes”, finaliza.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana