Professores do Ensino Fundamental I participaram no último sábado (26) de uma capacitação enriquecedora com a equipe do Clube da Matemática, um projeto de sucesso já consolidado na rede pública de Niterói. A iniciativa, que tem como objetivo promover uma abordagem inovadora e colaborativa para o ensino da matemática, foi trazida ao Colégio Castelo a convite do coordenador da área de exatas, Bruno França.
A formação proporcionou práticas lúdicas e estratégias cognitivas que envolvem e motivam os estudantes do 1º ao 6º ano, transformando o aprendizado em algo mais significativo. Conduzido pelos Professores Vinicius Mendes, do Instituto de Matemática da UFF e pelas Professoras Ana Paula Pereira e Erika Silos, do Colégio Universitário e do Instituto do Noroeste Fluminense da UFF, respectivamente, o encontro apresentou às docentes uma metodologia que prioriza o raciocínio e o pensamento matemático, substituindo a abordagem tradicional baseada apenas em fórmulas e procedimentos. “Quando gostamos de algo, temos mais facilidade para aprender. O ensino da matemática, portanto, deve privilegiar um ambiente positivo e estimulante”, destacou Mendes.
Durante a capacitação, as professoras participaram de dinâmicas individuais e em grupo, exploraram materiais didáticos específicos e compartilharam experiências sobre as práticas adotadas em sala de aula. Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório, o encontro foi um marco na formação do corpo docente da escola. “É encantador ver como esse projeto aguça a vontade de aprender, promovendo um olhar mais diferenciado para a matemática. A capacitação não só aperfeiçoa a gestão da sala de aula, como também incentiva os professores a tornarem o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos”, afirmou.
O projeto conta ainda com a participação de licenciandos em Matemática, todos dedicados a desenvolver atividades já aplicadas na rede pública de Niterói. A experiência positiva tem gerado uma demanda crescente por formações como esta, com grande impacto na rotina escolar.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana