O Theatro Municipal do Rio de Janeiro se transformou em um palco de emoções e superação na última quarta-feira (23), onde a Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo se apresentou ao lado dos renomados “Os Pequenos Mozart” em um concerto que levou o público a um repertório de música popular brasileira. A experiência foi para os alunos uma jornada inesquecível de aprendizado e troca cultural.
O grupo de 51 jovens violinistas contou com a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa. Eles viveram momentos de intenso crescimento artístico ao lado de músicos de sete instituições convidadas. Para Priscila, a imersão com estudantes de níveis mais avançados possibilitou um intercâmbio de saberes extremamente enriquecedor. “Estar com alunos em níveis muito mais avançados do que os da nossa orquestra proporciona uma troca de saberes inestimável. Durante o ensaio, a postura e o comprometimento das crianças se transformaram completamente. Eles ensaiaram intensamente – inclusive antes da apresentação, sem pausas, motivados pelo desafio,” destacou a regente.
A diretora-geral do Colégio Castelo, Irmã Carmelita Agrizzi e diretora administrativa, Aurélia Zandonadi acompanharam com orgulho a apresentação, bem como a gestora pedagógica Márcia Albernaz e a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e responsável pelo grupo, Patrícia Certório. O concerto foi o resultado de uma preparação intensa, recebendo orientação da professora Sheila Yatsugafu, do Architecture of Sound Institute, que esteve na escola em setembro deste ano e aplicou os princípios da Metodologia Suzuki, com objetivo de aprimorar a técnica e a postura dos jovens músicos, focando na produção de um timbre mais refinado e na precisão rítmica.
Para alunos como Valentina da Silva dos Santos, do 6º ano, tocar no Theatro Municipal foi a realização de um sonho e um momento de profunda emoção. “Foi uma experiência muito especial! Minha família estava lá e ficou muito emocionada”, compartilhou Maria Fernanda, que ao lado de seus colegas, dedica-se diariamente aos estudos da metodologia Suzuki. Inspirada por essa apresentação, ela expressou o desejo de evoluir musicalmente e de avançar nos próximos volumes da metodologia. “Estou com o grupo há 6 meses e desde então evolui bastante. Quero continuar aprendendo mais e me aperfeiçoar na música”, complementa.
A iniciativa de reunir jovens músicos no Theatro Municipal partiu de Suray Soren, idealizadora do projeto e violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Com uma visão grandiosa, Suray organizou um espetáculo que reuniu mais de 200 artistas, incluindo 500 violinos de alunos de várias regiões do Rio e de outros estados, além de ex-alunos. Ela descreveu o evento como uma celebração da música e um incentivo ao talento de cada um, destacando a importância de promover o desenvolvimento musical desde cedo.
Ao final da apresentação, o Theatro Municipal se encheu de aplausos e emoção, reafirmando o valor da música como ferramenta de transformação e união.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Marcus Gusmão
Assessoria de Comunicação Salesiana