Em um gesto de solidariedade e compromisso com o meio ambiente, os alunos do 6º ano do INSG/Castelo – Macaé entregaram, nesta terça-feira (12), doações de tampinhas de plástico arrecadadas no Projeto CINE Castelo, realizado durante a Expo Castelo em setembro deste ano.
O Projeto CINE Castelo, coordenado pelas professoras Mariúcha Correa (Redação) e Thaynara Brasil (Língua Portuguesa), proporcionou aos estudantes uma experiência rica em aprendizado e criatividade, através da produção de um curta-metragem. Ao longo do processo, os alunos desenvolveram diversas habilidades como planejamento, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Para tornar o lançamento do curta-metragem ainda mais significativo, a entrada foi cobrada em tampinhas de plástico, incentivando a participação da comunidade escolar e a conscientização sobre a importância da reciclagem. As tampinhas arrecadadas foram doadas ao Projeto Tampinhas do Bem, que transforma esse material em recursos para a castração de animais abandonados. Essa prática sustentável reforça o compromisso do Colégio Castelo como membro da Don Bosco Green Alliance.
Na cerimônia de entrega, as responsáveis pelo projeto, Élida Alves, auxiliar de veterinária, e Cida Ferreira, professora e assistente social, estiveram presentes para agradecer aos alunos e destacar a importância da iniciativa que contribui com a rede de cuidado com os animais. Elas destacaram os efeitos diretos da castração na redução do sofrimento animal e na diminuição da população de animais de rua. “É uma satisfação muito grande realizar essas ações porque a gente sabe como a castração ajuda a evitar outros maus tratos, como o abandono”, afirmou Cida.
Além de enfatizar a dimensão do cuidado com os animais, Cida Ferreira expôs como esse cuidado também está interligado ao bem-estar das pessoas. “A gente não está só ajudando o animal e o meio ambiente, estamos contribuindo com as pessoas também, porque existe sempre um ser humano nesse processo.” E ainda complementa: “não temos coleta seletiva em Macaé, mas temos catadores individuais, e esse material pode ser colocado separadamente para que eles tenham renda”. Dessa forma, as representantes do projeto demonstraram, aos alunos, que pequenas ações individuais podem gerar um grande impacto positivo na sociedade.
Texto: Paulo Caetano
Fotos: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana