No início de novembro (7), os alunos dos 5º anos do INSG/Castelo – Macaé realizaram visitas em dois dos museus mais importantes do Rio de Janeiro: o Museu Histórico Nacional e o Museu do Amanhã, em uma jornada fascinante pelo tempo, a partir das experiências vividas.

A excursão, que faz parte do calendário de atividades do Ensino Fundamental I, proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar a história e a ciência de forma prática e descontraída. No Museu Nacional, os alunos puderam ter contato com conhecimentos e artefatos históricos, como peças e exposições sobre as culturas indígenas, africanas e europeias. A visita permitiu aos estudantes acrescentar mais conhecimento sobre a rica história do Brasil.

No Museu do Amanhã, a visita os levou a um ambiente mais futurista. Os alunos foram convidados a refletir sobre o futuro da humanidade, as mudanças climáticas e a importância da tecnologia. Através de exposições interativas e instalações artísticas, eles puderam experimentar sensações únicas, expandir seus conhecimentos e desenvolver o pensamento crítico a respeito do mundo que os cerca.

A professora Alessandra Ferreira Rodrigues de Melo destaca essa saída pedagógica como um momento de grande expectativa por parte dos alunos, sobretudo pela possibilidade de ampliar seus conhecimentos. “Além de ser uma grande fonte de aprendizado para os alunos, as visitas trazem diversos benefícios para eles, como o desenvolvimento da sua autonomia, das suas habilidades sociais e, também, emocionais.”

Empolgado com o que vivenciou, Murilo Müller de Souza, do 5º ano A, expressou como foi a sua experiência: “a viagem foi incrível, no Museu Nacional, aprendemos muito sobre a formação do Brasil e o Museu do Amanhã é muito futurista.” Já a aluna Luiza Moutinho Lopes Vieira Cunha, 5º Ano C, reforçou como foi a sua aprendizagem ativa ao afirmar que “é muito bom estudar, ver nos livros e depois conferir um pouquinho daquela realidade presente na nossa frente.”

A excursão foi uma oportunidade importante para integrar diferentes áreas do conhecimento, como história, geografia, ciências e artes, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os alunos desenvolveram uma visão mais ampla e interdisciplinar do mundo ao relacionarem os conteúdos estudados em sala de aula com a experiência nos museus.

Texto: Paulo Caetano
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *