Com o objetivo de promover o aprendizado por pares e a integração pedagógica entre as instituições que fazem parte da Inspetoria Madre Mazzarello – IMM, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé, no RJ, participou na última semana de um aulão interdisciplinar do Projeto “Conectando Saberes”. A iniciativa reuniu três escolas, promovendo e incentivando práticas colaborativas entre professores e alunos.
As aulas aconteceram de forma remota e nossos estudantes da 2ª série do Ensino Médio puderam compartilhar seus conhecimentos com a Escola Salesiana de Brasília, no Distrito Federal, e com o Instituto Marta Cerutti, no Mato Grosso. Cada escola ficou responsável por alguns assuntos específicos das áreas de conhecimento que integraram o tema proposto pelo aulão. Na ocasião, nossos jovens abordaram o tema “Crise Hídrica e Energética”, de maneira interdisciplinar, com o envolvimento dos professores Marco Vinicius e Luis Henrique Jassus, de Física; e Ismael Souza dos Santos de Faria, de Geografia. Os alunos aprenderam sobre o impacto do uso das termelétricas em nosso país e os valores da energia e suas bandeiras tarifárias, utilizadas para medir o consumo. Ainda na Física, através de simuladores, os estudantes aprenderam a calcular o gasto de energia em uma residência e até mesmo em empresas. Assuntos como impactos econômicos e sociais também foram abordados.
“Através dessa proposta, podemos oferecer aos alunos da nossa escola uma forma diferenciada de aprendizado, tendo em vista que o projeto propõe a formação de um grupo com três escolas que fazem parte da nossa Inspetoria. Ficamos muito felizes com o convite”, comemora a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Jovana Nunes.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana