O Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participou, na última quinta-feira (12), do projeto “Comer bem faz bem”, que teve como objetivo abordar os temas relacionados à alimentação saudável.
De forma on-line, a nutricionista Mariana Castro, especialista em Nutrição Clínica e Desportiva, palestrou para os alunos que estavam na modalidade presencial e remota sobre como a dieta balanceada pode influenciar na saúde dos indivíduos. Os estudantes também puderam contribuir com perguntas sobre o tema.
O “Comer bem faz bem” é a junção da disciplina de Ciências e Redação, das professoras Indhira Mendonça e Laís Faria, respectivamente. Na parte de redação, ele foi integrado ao livro “Patty Pallito”, da Susana Klassen, que promove uma reflexão aos adolescentes sobre o autocuidado e o autoconhecimento. Nesta obra literária são abordados vários assuntos como bullying, obesidade e anorexia. Já na parte de Ciências, a culminância trabalhou o valor nutricional dos alimentos, sobretudo os industrializados e suas tabelas nutricionais. A abordagem da nutricionista veio fechar o ciclo da leitura didática e a abordagem científica dos alimentos para a realidade da alimentação saudável.
“A partir da leitura didática, o aluno vivencia algumas experiências, como balancear a alimentação, viver de forma saudável, identificar na prática os nutrientes e suas composições, além de avaliar os alimentos naturais”, pontua Priscila Sousa, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Érica Castro, o projeto vem ao encontro com a prática educativa desenvolvida no Colégio Castelo. “Nós orientamos os jovens a fazer uma alimentação saudável, principalmente no horário da manhã, que é a principal do dia. Algumas práticas saudáveis são citadas no Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco”, conclui.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paulo Caetano
Assessoria de Comunicação Salesiana