Os estudantes da Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram, nos dias 13 e 15 de junho, da 15ª Semana de Química. O evento promoveu atividades com o objetivo de fomentar o estudo e a prática direcionados à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente no cotidiano escolar.
O encontro contou com minicursos de produção de queijo minas frescal, com o professor Maycon Granados; produção de Kombucha, com a professora Sara Nállia Oliveira; produção de Álcool Sólido, com a técnica Andrea Oliveira e Síntese de Aromas, com a professora Juliana Lobo. Nas atividades, os alunos tiveram a oportunidade de analisar produtos, através dos processos químicos biológicos.
“Eu gostei muito do evento. Amo aprender coisas novas. Participar da Semana de Química tira um pouco da nossa rotina. Acho importantes esses eventos porque a gente vê o resultado do que fazemos. É fundamental essa troca de experiências e valores”, explica a aluna Samara de Souza Machado, do curso técnico de Química.
No último dia de evento, a professora doutora Evânia Danieli Andrade, da Faculdade Católica Salesiana, ministrou palestra aos alunos sobre “Fermentação Natural”.
“Os estudantes puderam experimentar na prática as diversas oportunidades para atuação na química, seja em indústrias dos ramos ou ainda empreendendo, através do desenvolvimento e produção. Isso permite uma gama de conhecimento”, explica a professora Sara Nállia Oliveira.
A 15ª Semana de Química seguiu por meio da proposta da reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, tendo como tema a “Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano”, visando promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a autossuficiência econômica do Brasil. Na encíclica “Laudato Si’, o Papa Francisco aborda as relações com a sustentabilidade, convidando a humanidade a criar um modelo diferente de pensamento.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana