Com foco no aperfeiçoamento pedagógico e profissional,ocorreu na última semana a cerimônia de entrega dos certificados da Universidade de Cambridge, para os docentes que atuam na Educação Bilíngue e estudantes de língua inglesa do Ensino Fundamental I e II.
O grupo de educadores recebeu a certificação TKT- “Teaching Knowledge Test”, que significa “Teste de Conhecimento em Ensino”. Ao todo são cinco módulos voltados para especialização em docência na língua inglesa. Na solenidade, nossos educadores receberam o certificado do módulo “CLIL – Content and Language Integrated Learning ”, com abordagem metodológica utilizando a interdisciplinaridade como meio de apresentar e contextualizar a segunda língua.
Já os estudantes do Ensino Fundamental I receberam certificados de Young Learners nos níveis Starters, Movers e Flyers. Os alunos do Fundamental II prestaram a prova KET – Key English Test, porta de entrada nos exames de proficiência para adolescentes. Ao todo 25 alunos foram certificados. “Todos os alunos que prestaram o exame foram aprovados e isso nos enche de alegria, não bastasse esse orgulho, pela primeira vez tivemos alunos que, por sua excelência, foram promovidos por Cambridge a um nível acima do que prestaram”, ressalta a coordenadora do programa bilíngue, Amanda Teski.
As provas internacionais aplicadas no Colégio Castelo seguem o padrão CEFR – “Common European Framework of Reference for Languages”, que significa “Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas”. O gráfico é o padrão internacional para reconhecer a proficiência em um idioma. Obedecendo esses parâmetros, os exames dos alunos iniciaram com o nível pré A1 e se estenderam até B1.
Desde 2016, o Colégio Castelo é um centro preparador dos exames Cambridge, tendo obtido, em 2018, o título de centro examinador. “A certificação internacional é uma importante ferramenta no currículo profissional dos nossos docentes, pois eleva o nível do nosso programa bilíngue e promove o aprimoramento das técnicas metodológicas da língua inglesa e isso é claramente refletido nos resultados de nossos alunos”, finaliza.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana