Os jogos educativos podem ser uma poderosa ferramenta para tornar o processo de aprendizagem mais divertido, envolvente e eficaz. Com essa finalidade, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um projeto que irá auxiliar outros estudantes nos conteúdos abordados durante as aulas.
A atividade foi proposta pela professora Ivana Matos Pinheiro Tavares, que ministra a disciplina de Ciências Humanas e suas Tecnologias, inserida nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Neste semestre, os estudantes escolheram uma turma do Ensino Fundamental I para desenvolver habilidades em grupo, por meio de jogos educativos. A ideia é utilizar a tecnologia como um caminho facilitador da aprendizagem. “O propósito do uso da tecnologia na educação é aprimorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para um mundo em mudança, fornecendo-lhes ferramentas e habilidades que podem ser aceleradores de suas futuras escolhas profissionais”, explica.
O projeto será realizado em três fases. Na primeira etapa, a proposta foiapresentada à turma do 5º ano para que os alunos pudessem conhecer melhor o conceito a ser aplicado. A segunda etapa consiste no desenvolvimento de um jogo construído em todas as etapas pelos alunos, totalmente editável e permitindo que toda disciplina possa utilizá-lo. Já a última etapa consiste na coleta de dados fornecidos pelos profissionais da educação, que avaliarão o processo em andamento, gerando dados científicos que serão utilizados no trabalho final das Trilhas de Aprendizagem. “Esse relatório é importante para avaliar se o conteúdo foi assimilado pela turma, o quanto foi benéfico e se a tecnologia ajuda ou não no processo”, pontua Ivana.
Giulia Kimberly Soares é uma das alunas inseridas no projeto. Ela pontua a respeito da oportunidade de trabalhar com pesquisa junto aos colegas de turma. “Foi bom que entendemos como é útil desenvolver nossa relação com as tecnologias, já que elas estão adentrando em vários campos profissionais que podem ser nossas futuras profissões. Um exemplo é o campo do Direito, área pela qual me interesso, pretendo seguir e que está sempre em processo de atualização tecnológica, tendo novos recursos que facilitam e ampliam o seu funcionamento”, ressalta.
Já o aluno Marcelo Rangel conta que a ferramenta traz benefícios para os alunos, sobretudo aos que possuem alguma dificuldade de aprendizagem. “Aplicar o jogo para eles foi interessante porque é algo dinâmico, em que eles se sentem confortáveis ao utilizá-lo, saindo um pouco da rotina de aulas expositivas. Foi interessante porque também nos ajudou a avaliar nossa didática e metodologia”, finaliza.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana