Estudantes do Ensino Médio realizaram a primeira edição do Projeto ONU. O objetivo era simular a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU e preparar uma feira, com o intuito de debater, de maneira igualitária, os temas propostos, além de apresentar, de forma interativa, o que há de mais interessante nos países participantes.
Sob a orientação dos professores Alexandre Rabelo (Filosofia, Sociologia e Religião), Eduardo Damas (Geografia), Ismael Souza dos Santos (Geografia), Juliana Darós (História), Marco Vinicius Ferreira (Física) e Wallace Maciel (História e Sociologia), os alunos foram divididos em comitês, representando os principais países. Alguns deles com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU: Brasil, Japão, Estados Unidos, África do Sul, França, Marrocos, China e Inglaterra.
Na primeira etapa, realizada pelos estudantes da 1ª série, a simulação permitiu uma experimentação dos processos de tomada de decisões em órgãos internacionais, regionais ou nacionais. Após as discussões em torno das problemáticas apresentadas, bem como o enfrentamento de situações de crise, ocorridas no decorrer das sessões, os alunos chegaram a um consenso sobre cada situação e entregaram um documento final de trabalho com a apresentação das resoluções e as formas de solucionar os problemas.
A segunda fase compreendeu numa amostra, na qual os estudantes das 2ª séries apresentaram, de forma prática, as culturas, costumes e biodiversidade daqueles países. Nela, cada representante defendeu, dentro de seu comitê, os interesses da representação recebida. “O objetivo deste trabalho não era apenas abordar as questões políticas e sociais, mas também trabalhar as questões culturais, para aprendermos sobre a diversidade do nosso mundo e sabermos respeitar”, explica a professora Juliana Darós, que ressalta a importância da pesquisa e do ato de falar em público. “Isso faz com que nossos alunos se desenvolvam como um todo e se tornem seres humanos mais responsáveis”.
O “Projeto ONU” havia sido proposto pelo professor Thiago Jandré, no início do ano letivo, mas foi interrompido em maio, devido ao seu falecimento. A ocasião rendeu homenagens ao docente. “Concretizar o projeto é muito importante, pois o Thiago sempre foi um exemplo de pessoa preocupada com diferentes formas de despertar o conhecimento e o interesse dos alunos. Homenageá-lo com a realização deste projeto é muito emocionante”, finaliza Juliana.
Confira o álbum completo aqui
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana