As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I conheceram na última quarta-feira (08) o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, localizado no município de Quissamã. A comunidade histórica representa um dos maiores símbolos de resistência do Brasil.

Os estudantes visitaram as origens do local e a contribuição para a formação cultural do município. Um dos destaques é o Memorial Machadinha, construído onde era o antigo salão comunitário. A diretora Dalma dos Santos recebeu os estudantes e mostrou os costumes, contou as histórias de resistência do período da escravidão e o cotidiano do trabalho escravo nas fazendas.

“Os alunos fizeram essa imersão cultural em Machadinha e se apropriaram um pouco mais da história dos nossos antepassados. A visita serviu como preparação do projeto de final de ano em que eles apresentarão sobre Miscigenação da Cultura Brasileira”, explica a professora Rejany Santos.

Estudantes aprendem sobre o quilombo em Quissamã

As raízes quilombolas de Quissamã são ainda mais evidentes. O último Censo de 2022 do IBGE incluiu pela primeira vez os números da população quilombola no Brasil. No quadro geral do Estado do Rio, a cidade está em segundo lugar na média populacional com 4,43% da população declarada quilombolas, de um total de 22.393 habitantes.

O Complexo Machadinha é formado pelas ruínas da Casa Grande, o antigo armazém, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio e o conjunto de senzalas totalmente restauradas. O Memorial é aberto para visitação, de quinta a domingo, além de feriados.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Adilson dos Santos – PMQ
Assessoria de Comunicação Salesiana