O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo deu início nesta terça-feira (6), às celebrações do Mês Mariano com uma emocionante cerimônia no Ginásio Dom Bosco. Reunindo estudantes, professores e colaboradores, a abertura foi marcada por um profundo clima de fé, união e espiritualidade em torno do tema “Maria Auxiliadora, Mãe da Esperança”, que norteará todas as atividades ao longo de maio.
A programação foi aberta com uma encenação da Anunciação do Anjo a Maria, reforçando Nossa Senhora como símbolo da esperança viva: Jesus Cristo. A devoção à padroeira da comunidade salesiana, Nossa Senhora Auxiliadora, ganha novos contornos a cada ano, sempre em sintonia com a missão educativa e pastoral da instituição.
Segundo o professor Alexandre Rabelo, coordenador de Pastoral Escolar do INSG, a proposta é vivenciar esse tempo com profundidade e significado. “Jesus é a esperança viva, e Maria nos aponta esse caminho. O momento marca o início de um mês muito especial, em que buscamos não apenas celebrar, mas também refletir, rezar e viver a presença de Maria entre nós”, destacou.
A diretora geral do INSG, Irmã Carmelita Agrizzi, também dirigiu palavras de acolhida à comunidade escolar, reforçando o valor da esperança em tempos desafiadores. “Iniciamos o mês de maio olhando para Maria, a Mãe da Esperança, para que ela nos ensine a viver a nossa missão com esperança, a esperar com confiança e nos ajude a crescer na fé. Em uma sociedade marcada muitas vezes pela insegurança e desunião, somos chamados a ser sinais de esperança. E com Maria, seguimos confiantes, pois Deus caminha à nossa frente”, afirmou.


A celebração também tocou os corações dos estudantes, como relata Miguel Torres Moura, do 8º ano. “Foi muito bom, porque a gente tem uma visão do que significa Maria para nós, católicos e passa a entender como a Mãe de Deus ama a todos nós sem diferença”, resumiu.
Durante o mês de maio, os estudantes participarão de diversas atividades, como as homenagens às mães entre os dias 07 e 09 de maio, as Coroações de Nossa Senhora na capela do Bloco B; a Visita da Capelinha às casas das famílias; e a Novena Virtual, que acontecerá entre os dias 12 e 29 de maio. O encerramento será com a Grande Festa de Maria Auxiliadora, no dia 23 de maio, às 19h. Nessa ocasião, os alunos da 3ª série serão responsáveis pela tradicional coroação, em um ato repleto de significado e emoção.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana