Ao final do ano letivo, toneladas de cadernos e livros são descartados sem o devido cuidado, agravando o impacto ambiental e desperdiçando recursos valiosos. Com o objetivo de mudar essa realidade, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, promoveu uma campanha de arrecadação de livros e cadernos usados, que mobilizou alunos, famílias e toda a comunidade escolar. A iniciativa arrecadou mais de 3,5 toneladas de materiais, que foram destinados corretamente à reciclagem e reaproveitamento.
A campanha, que teve início no fim de 2024, faz parte do projeto “Rotas Circulares”, que surgiu como uma solução prática e sustentável para dar destino correto aos materiais didáticos Girolhar, Nautas e Rotas, da Editora Edebê Brasil, que não seriam mais utilizados pedagogicamente. Com a reformulação dos livros para 2025, fez-se necessária uma ação concreta de cuidado com a Casa Comum. “Hoje a gente está aqui para agradecer o engajamento de toda a comunidade escolar. Material que seria lixo e foi destinado de forma correta para reciclagem”, celebrou Priscila Sousa, incentivadora do projeto.
A ação dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), além de se alinhar com os princípios da Encíclica Laudato Si’, sobre ecologia integral. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação, na formação e nas ações do Dom Bosco Green”, pontua.
A campanha foi encerrada com saldo positivo e a certeza de que pequenas ações, quando feitas em comunidade, têm grande impacto. Um verdadeiro exemplo de como educação, sustentabilidade e solidariedade podem andar de mãos dadas.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana