Durante o tempo litúrgico da Quaresma, os estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), participaram das celebrações penitenciais promovidas pela Pastoral Escolar. Realizadas na Capela Nossa Senhora da Glória, as atividades se consolidaram como momentos de profunda espiritualidade, reflexão e compromisso com o outro, em sintonia com o carisma salesiano.

As celebrações, iniciadas no final de março e realizadas quase diariamente ao longo de abril, envolveram turmas do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, além da Educação Técnica. Os encontros marcaram a preparação da comunidade escolar para a Semana Santa e a vivência da Páscoa, com foco nas sete obras de misericórdia. Inspiradas pelo Evangelho, as meditações conduziram os estudantes a olhar com mais atenção para o próximo e suas necessidades — físicas, emocionais e materiais. “A proposta foi provocar os alunos a saírem da superficialidade e reconhecerem a dignidade de quem está ao nosso lado todos os dias. Que ninguém se torne invisível entre nós”, destacou Alexandre Rabelo, coordenador da Pastoral Escolar. Segundo ele, duas ações concretas foram propostas ao longo do período: uma prática, relacionada à vivência diária da acolhida — cumprimentar, sorrir, respeitar as diferenças —; e outra material, com a doação de roupas em bom estado para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Confissões

A culminância desse itinerário espiritual foi a oferta do sacramento da confissão a todos os estudantes e colaboradores. O momento foi apresentado como uma oportunidade de reconciliação e continuidade do processo de conversão. Neste ano, o diálogo com os estudantes abordou não apenas o conceito cristão do pecado, mas também a noção de erro — compreendida por todos, independentemente da fé professada.

A iniciativa, que integra a caminhada pastoral do Colégio Castelo, reforça a essência da pedagogia salesiana: evangelizar educando. “A espiritualidade salesiana passa pela ação. A oração nos leva à prática, e é isso que buscamos fomentar: uma fé que se traduz em atitudes concretas”, finalizou Rabelo.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *