O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e a Paróquia Santo Antônio de Macaé realizam na próxima segunda-feira (14) a tradicional Celebração da Via-Sacra. O evento litúrgico, que ocorrerá às 19h no Ginásio Dom Bosco, convida todos a refletirem sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo, com um olhar renovado à luz da espiritualidade de São Francisco de Assis.
Neste ano, a Via-Sacra terá como pano de fundo a Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Cada uma das 14 estações será introduzida por uma frase da Oração de São Francisco de Assis, patrono da ecologia, que inspira uma reflexão sobre o cuidado com a casa comum e as relações de fraternidade e solidariedade.
De acordo com o coordenador da Pastoral Escolar, professor Alexandre Rabello, a Via-Sacra é uma oportunidade para vivenciar a caminhada de Jesus até a cruz, entendendo o significado profundo de sua morte e ressurreição para a salvação da humanidade. “A morte de Cristo é o gesto máximo de amor, e, neste ano, queremos que a reflexão sobre esse sacrifício se amplie, envolvendo também a nossa responsabilidade com a criação e com o próximo, conforme nos ensina São Francisco de Assis”, explica.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Arquivo
Assessoria de Comunicação Salesiana