O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Colégio deu início à Campanha da Fraternidade 2025 com um encontro especial promovido pela Pastoral Escolar. Reunindo estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, o evento proporcionou reflexões sobre o tema deste ano: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Para aprofundar a discussão, a escola recebeu o pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Gleison Lima, que compartilhou sua visão sobre os ensinamentos da Campanha da Fraternidade e a necessidade de um compromisso coletivo com a preservação do meio ambiente, solidariedade com o próximo e na conversão integral, ouvindo o clamor dos pobres e da Terra.

O coordenador da Pastoral Escolar, Alexandre Rabello, destacou a importância de trazer essa reflexão para o contexto escolar salesiano. Segundo ele, a iniciativa busca conscientizar os alunos sobre a responsabilidade de cuidar não apenas do planeta, mas também uns dos outros, especialmente diante dos desafios emocionais e psicológicos enfrentados pela juventude. Ele enfatizou a relevância do documento Laudato Si, do Papa Francisco, que fundamenta a campanha deste ano e reforça a necessidade de uma ecologia integral.
“Aqui na escola, já trabalhamos essa realidade por meio do projeto Dom Bosco Green, que incentiva o cuidado ambiental. Este ano, queremos intensificar essas atividades, alinhando-as à proposta da Campanha da Fraternidade, cujo subtema nos lembra: ‘Somos todos irmãos’. O cuidado com o outro também faz parte dessa perspectiva, considerando as dificuldades emocionais e psicológicas que nossos alunos enfrentam hoje”, afirmou Alexandre Rabello.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana