Na última quinta-feira (10), os estudantes do 9º do Ensino Fundamental II e 1ª série do Ensino Médio participaram de uma excursão pedagógica ao Rio de Janeiro, envolvendo as áreas de História e Ciências da Natureza. A aula de campo proporcionou uma experiência rica em conteúdo, sensações e descobertas, marcando um dia de aprendizado fora da sala de aula.
O roteiro incluiu visitas ao Parque Lage, ao Jardim Botânico e ao Forte de Copacabana. Cada parada foi cuidadosamente pensada para explorar conteúdos específicos das duas disciplinas. No Parque Lage, os estudantes puderam vivenciar a interseção entre natureza e patrimônio histórico. Já no Jardim Botânico, o foco esteve nas Ciências da Natureza, com destaque para a interação com a flora local e a mediação de monitores que encantaram com explicações detalhadas e recursos como microscópios, vídeos imersivos e objetos táteis.
“Foi uma aula de campo gigantesca, fantástica, com direito a tocar nos objetos, observar com microscópio e reconhecer vegetais por placas informativas. O aprendizado no Jardim Botânico foi indescritível”, relatou a professora de História, Ivana Matos Pinheiro Tavares.
No Forte de Copacabana, os estudantes mergulharam na História, com foco no movimento tenentista de 1922. O conteúdo foi trabalhado de forma contextualizada, permitindo que os alunos compreendessem a relevância do local nos acontecimentos históricos do Brasil.
Para organizar e aprofundar o conhecimento adquirido, os alunos receberam um “passaporte de viagem”, um material didático com atividades específicas para cada local visitado. A cada parada, ouviam os guias e depois registravam suas impressões e respostas às questões propostas, estimulando a escuta ativa e a reflexão crítica. “Eles amaram tudo, a viagem toda. Já recebi feedbacks dizendo que foi uma das melhores experiências que já viveram na escola”, finalizou Ivana.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana