Os estudantes dos 8º anos realizaram uma exposição que marca os 200 anos da Independência do Brasil. Os trabalhos tiveram a supervisão da professora e historiadora Ivana Matos Pinheiro Tavares.
A atividade teve como objetivo contribuir com a valorização e disseminação da História do Brasil ao longo dos 200 anos. Por meio de cartazes, murais e recursos tecnológicos, a exposição contou com informações, registros e imagens, buscando estimular o conhecimento e a valorização do sentimento de pertencimento dos alunos.
As ferramentas de gamificação utilizadas na exposição marcaram e inovaram nas apresentações. Os alunos puderam interagir com um jogo de perguntas e respostas (Quiz da Independência), iniciativa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com supervisão da professora Claudia Monteiro; o “Jogo dos Sete Erros” e o jogo da “Trilha da Independência”, desenvolvidos pela professora Joelza Ester Domingues.
“Ao estudarmos a história, em especial história da Independência do Brasil, nós nos inserimos em uma realidade distante, porém de suma importância para a construção do senso crítico e nacionalista que constrói o apreço pela nação e por suas características culturais e geográficas, criando uma identificação com a pátria. Precisamos aprender a valorizar o que é nosso, conhecer nossos símbolos, nossos heróis e nossa história”, pontua Ivana.
Acesse o álbum completo aqui
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana