Na última quarta-feira (02), o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo recebeu a Prof. Me. Sheyla Yatsugafu para mais uma vivência musical com os estudantes da Orquestra de Cordas. Seis meses após sua primeira visita à casa salesiana, onde aplicou a metodologia que desenvolveu, Sheila retornou para reencontrar os alunos e acompanhar de perto os frutos desse processo. Ex-aluna do mestre Shinichi Suzuki e criadora da metodologia Arquitetura do Som, a violinista conduziu um encontro marcado por partilhas técnicas, sensibilidade e escuta atenta ao progresso dos participantes.

Nesta nova etapa, a atividade teve como foco o aprimoramento musical de forma afetiva e disciplinada, fundamentada nos princípios da Metodologia Suzuki — que utiliza os mesmos processos da linguagem materna para ensinar música de maneira natural e envolvente. Sheila pôde observar a evolução dos estudantes, tanto nas aulas regulares quanto nos ensaios realizados em casa, reforçando a importância da continuidade e da dedicação no aprendizado.

Com o apoio dos regentes Hélio Júnior e Priscila Sousa, a professora conduziu o workshop oferecendo orientações técnicas, incentivo emocional e reconhecimento ao empenho dos participantes. Para ela, o momento foi de alegria e renovação. “É muito gratificante retornar e ver que eles continuam estudando, que tem gente nova, que o Hélio e a Priscila estão fazendo esse trabalho bem importante com eles, mantendo essa chama, esse desenvolvimento técnico, musical, essa alegria de tocar também junto”, pontua.

Mais do que um aprimoramento técnico, o encontro foi uma experiência que tocou corações e fortaleceu a caminhada de muitos alunos que sonham em integrar — ou brilhar ainda mais — na Orquestra Castelo. O grupo, que nasceu com apenas três violinos, hoje se destaca como um dos projetos formativos mais relevantes do colégio.

A atividade também se alinha à visão educativa de Dom Bosco, que via na música uma linguagem de alegria, dedicação e crescimento integral. Uma verdadeira harmonia entre afeto, arte e formação.

Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *