O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e a Paróquia Santo Antônio de Macaé realizaram na última segunda-feira (14) a tradicional Celebração da Via-Sacra. O momento litúrgico, realizado no Ginásio Dom Bosco, reuniu fiéis em torno da meditação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, ponto central da fé cristã e ápice do tempo quaresmal.

A celebração deste ano foi enriquecida por reflexões inspiradas na espiritualidade de São Francisco de Assis. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 — que propõe o tema “Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) — cada uma das 14 estações foi introduzida por uma frase da Oração de São Francisco, conectando a vivência da Via-Sacra ao chamado ao cuidado com a casa comum e à construção de uma fraternidade universal. “Amor com amor se paga, e penso que nós nunca nos cansaremos de pensar nesta realidade, porque é sempre muito atual, é o mistério de Jesus por amor a nós que se atualiza”, afirmou o padre Gleison Lima.

De acordo com o professor Alexandre Rabello, coordenador da Pastoral Escolar do INSG, a celebração representou o ponto culminante de um processo espiritual vivido pela comunidade escolar ao longo da Quaresma. “Foi um momento de profunda fé e compromisso. Que possamos, como São Francisco, ser sinal de reconciliação num mundo que ainda carrega tantas cruzes e que aguarda, com esperança, a luz da ressurreição”, pontua.

O pároco ainda fala da parceria da Igreja com a escola. “É bonito ver como o Colégio, com toda a sua estrutura e criatividade, nos oferece esse momento de oração. Cada ano se supera, isso é incrível e nos ajuda no caminho da perfeição. Que bom que estamos juntos.”

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *