Com o intuito de abordar temas relevantes do mercado de trabalho para profissionais da área de Química, o engenheiro e tecnólogo Marcus Guilherme Filho foi convidado para um enriquecedor bate-papo na última semana com os alunos da Educação Técnica do Colégio Castelo.
Marcus, que é ex-aluno do curso técnico e possui formação em Engenharia Química pela Faculdade Católica Salesiana, compartilhou sua trajetória profissional, destacando sua posição atual e as atividades desempenhadas em sua empresa. Durante a conversa, ele também esclareceu dúvidas dos estudantes e discutiu as atividades realizadas pela empresa, tanto em nível nacional quanto estadual, com foco especial no Rio de Janeiro.
O engenheiro abordou tendências promissoras do mercado de Química, destacando o aquecimento do setor e as inúmeras oportunidades que surgirão, especialmente no segmento de óleo e gás. Ele ressaltou a importância da qualificação profissional, mencionando cursos como CBSP, T-HUET e NR35, essenciais para atuar no mercado petroquímico offshore, por exemplo. Marcus também alertou os estudantes a importância de temas ligados a segurança, saúde ocupacional, uso correto de EPIs, percepção de risco, meio ambiente e demais temas referentes ao SMS.
“Foi uma experiência extremamente enriquecedora. Os estudantes demonstraram grande receptividade e interesse em compreender melhor o panorama do mercado de trabalho para técnicos em química”, afirmou Marcus.
O professor Jhonnatan Chagas, responsável pela disciplina, acompanhou de perto toda a atividade, enriquecendo os debates e reflexões propostas durante o encontro.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana