Nesta segunda-feira (06), o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, RJ, deu início ao “Mês Mariano”. O evento ocorreu na Quadra Dom Bosco e reuniu alunos e colaboradores de todos os segmentos educacionais, durante as acolhidas da manhã e da tarde.
Conduzida pela Diretora Geral, Ir. Carmelita Agrizzi, a celebração deste ano homenageou os 200 anos do sonho de João Bosco, proporcionando momentos de oração e reflexão sobre a presença de Maria como Mestra da juventude, conforme apresentado no sonho. Os alunos assistiram a uma encenação que retratou esse contexto, aproximando-os dos temas celebrados, tanto pela história retratada quanto pelos atores que a representaram, que foram coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.
A musicalidade permeia a experiência da presença de Maria Auxiliadora nas casas salesianas e as apresentações contaram com músicas dedicadas à mãe de Jesus, além da execução da canção “Sonho que faz sonhar”, composta por Hélio da Silva Júnior e Priscila Sousa, regentes do Coro e Orquestra do INSG/Castelo. Para a aluna Marina Dias Bitencourt, do 4º ano D, do Ensino Fundamental I, o momento lhe proporcionou o sentimento de felicidade, especialmente ao ouvir as músicas dedicadas a Maria: “gostei muito, ainda mais porque relembrei a música Mãezinha do Céu, que eu não escutava desde bem pequenina”.
O objetivo da abertura do mês mariano é ressaltar a importância de viver o mês de maio em uma instituição salesiana, onde a figura materna de Maria está sempre presente e reafirma a missão de cada educador, a partir do sim de cada um ao sonho de Dom Bosco. “Diante da intenção desse evento, o sentimento que fica é o de gratidão, porque percebemos, em todas as crianças, um retorno muito positivo de tudo aquilo que se propôs”, afirma o professor Alexandre Rabello, coordenador da Pastoral Escolar. E, ainda, destacou o entusiasmo dos alunos: “eles viveram o momento, se entusiasmaram, tanto os maiores quanto os mais novinhos, de uma forma gratificante, e percebem o sentido de viver aqui, uma escola onde o ser humano tem o seu valor primordial”.
“Sonho que nos faz sonhar”
O tema foi proposto pelo Reitor-mor P. Ángel Fernandez Artime – 10º sucessor de Dom Bosco – na elaboração do documento da Estreia 2024, que apresenta à comunidade salesiana em todo o mundo o “Sonho dos Nove Anos”, considerado o primeiro sonho premonitório de Dom Bosco e que estabeleceu não apenas o Sistema Preventivo, mas toda a base da educação salesiana. Neste ano, o INSG/Castelo reflete esse tema em diversas ações, à luz da Mãe e Mestra da juventude, assim como foi pronunciado no sonho.
Texto: Paulo Caetano
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana