A comunidade educativa do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, celebrou, de maneira especial, Nossa Senhora Auxiliadora por meio da sua Grande Festa, que trouxe a patrona da obra salesiana para o centro das atenções das famílias na última sexta-feira, 24.

A celebração iniciou ao som emocionante da Orquestra do Castelo formada por 50 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O grupo encantou o público com as canções “Maria Maria”, de Milton Nascimento, e “Shake It Off”, da Taylor Swift. A Orquestra é composta por instrumentos como violinos, violas, violoncelo e contrabaixo acústico, se apresentando de forma semelhante a uma Orquestra Sinfônica tradicional.

Já o Coral Clave de Sol também marcou presença embalando o público com canções autorais como “Magnificat”, que narra a visita de Maria a sua prima Isabel, e “Sonho que Faz Sonhar”, que aborda o bicentenário do Sonho dos nove anos de Dom Bosco. Ambas canções foram compostas pelos regentes dos dois grupos, professor Hélio Junior e professora Priscila Sousa. O repertório incluiu ainda canções como “Agnus Dei”, uma aclamação a Deus, e “Joyful, Joyful”, uma adaptação moderna do hino “Ode to Joy” de Beethoven. Com cerca de 100 integrantes, o coro é dividido em uma estrutura curricular formada por três corais auxiliares: um de sensibilização vocal e técnica vocal básica, outro de introdução ao canto em harmonia e o último dividido por sopranos, contraltos e tenores.

A festividade prosseguiu com uma Santa Missa presidida pelo Padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio. A liturgia e orações faziam menção ao papel central de Maria na caminhada de Jesus e de Nossa Senhora como principal intercessora dos cristãos. O ponto alto da celebração foi a coroação a Maria Auxiliadora feita pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Um momento de fé e devoção. “Meus filhos estão no Castelo há 11 anos e sempre é uma emoção participar da Festa de Maria que é uma tradição Salesiana. Foi tudo impecável, as irmãs fizeram tudo nos mínimos detalhes, não há quem não se emocione. Sem palavras para definir a atuação da Orquestra e do Coral. Deu para ver no olhar de cada criança o amor que era estar ali. Estão todos de parabéns, foi uma lindíssima festa!”, conta a pedagoga, Alice Mainieri.

Com o tema “Maria, Mãe e Mestra da Juventude”, e o lema inspirador “Eu te darei a Mestra”, as homenagens destacam a importância da figura materna e educadora de Maria. A edição foi ainda mais significativa, pois marcou os 200 anos do sonho de Dom Bosco, fruto do incansável trabalho educativo-pastoral dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Em seu discurso inicial, a diretora-geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi saúda Nossa Senhora como a personificação da maternidade e da educação, transcendendo o tempo, iluminando os caminhos da juventude com sua ternura maternal e sabedoria pedagógica. “É com imensa gratidão que fazemos desse momento uma grande Ação de Graças, elevando a Deus o nosso obrigado por Maria, nossa sempre Mãe Auxiliadora. ‘Foi Ela que Tudo Fez’, assim dizia Dom Bosco” complementa.

As comemorações foram complementadas por uma série de homenagens ao longo do mês de maio, que incluíram a abertura do mês mariano, coroações a Maria Auxiliadora na capela Nossa Senhora da Glória para todos os estudantes e uma novena com o intuito de envolver todas as famílias da comunidade educativa. Esses eventos proporcionam momentos de reflexão e união, celebrando a fé e a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora.

Dentro da tradição salesiana, a devoção a Maria é mais que um ato de fé; é um reconhecimento do papel vital que ela desempenha na formação e no crescimento dos jovens, reafirmando o compromisso da comunidade educativa em seguir os ensinamentos e o exemplo de Dom Bosco, promovendo uma educação integral e humanizada.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *