O 6º Ano embarcou em um passeio rumo a experiência inesquecível na Fiocruz, evidenciando as rotas da ciência, da arte e da história.

O majestoso castelo, ícone da instituição, foi o ponto de partida da nossa jornada. Lá eles aprenderam sobre a trajetória de Oswaldo Cruz e a importância histórica da Fiocruz no combate às doenças no Brasil. Foram apresentados os panoramas geográficos e econômicos antes e depois da construção da Fiocruz/RJ.

No Museu da Vida, eles exploraram exposições interativas que explicam de maneira lúdica e envolvente os processos biológicos e científicos. Foi um verdadeiro mergulho na ciência!

O Espaço Pasteur é o palco das descobertas de Louis Pasteur, uma relevância para a saúde pública. As atividades práticas permitiram que eles visualizassem a ciência em ação.

Rodeados pela natureza do Parque da Ciência, os alunos participaram de oficinas ao ar livre, conectando-se com o meio ambiente e entendendo como a ciência pode ser encontrada em todos os lugares ao nosso redor.

Um dos momentos mais impactantes foi a interação com a exposição sobre o Aedes aegypti. Os estudantes aprenderam sobre o ciclo de vida do mosquito, os perigos das doenças que ele transmite e, mais importante, como preveni-las. A exposição destacou a importância da participação de todos no combate ao mosquito, tornando o aprendizado relevante e aplicável à vida cotidiana.

O trabalho de campo foi uma oportunidade para que nossos alunos se tornassem pequenos cientistas, exploradores e, acima de tudo, cidadãos conscientes e engajados.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana