Cerca de 700 jovens aprendizes inscritos no programa Viva Lagos visitaram, na última semana, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, visando ter uma experiência formativa e imersiva sobre cursos técnicos profissionalizantes, oferecidos no mercado.

O encontro foi uma oportunidade para os estudantes, além de conhecerem a estrutura da ETEC (Educação Técnica) oferecida no Colégio Castelo, mergulhassem no universo dos cursos de Química, Mecatrônica e Informática, além de obterem valiosas informações sobre empregabilidade nestas profissões. A visita proporcionou aos jovens uma experiência prática e envolvente. “Eles puderam explorar laboratórios práticos de última geração, conhecer professores experientes e entender melhor as oportunidades e desafios dos cursos técnicos. Esse tipo de evento é crucial, pois permite que os jovens visualizem suas futuras carreiras de maneira realista e motivadora”, explica o responsável pelo encontro, Lucas Coutinho.

Lucas destacou ainda a importância dessa iniciativa promover um espaço de acolhimento, além de auxiliar o jovem a pensar na importância de se qualificar. “É preciso entender que, a falta de qualificação tem gerado questões particulares na vida dos jovens. É fundamental oferecer oportunidades para expandir seus horizontes e mostrar a necessidade constante de buscar conhecimento”, afirmou.

O evento também teve um momento de reflexão com a provocação: “O que te faz sonhar? Essa pergunta foi o ponto de partida para diversas discussões e atividades que incentivaram os jovens a pensarem sobre seus objetivos e aspirações profissionais.

Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana