Um passeio histórico pelo Solar Monte Elísio, na última semana, encantou os participantes do Walking Tour Macaé, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, órgão vinculado à Prefeitura Municipal da cidade.

A edificação histórica, administrada pelas Irmãs Salesianas, abriga o Colégio Castelo desde julho de 1963. A preservação do Solar, com detalhes autênticos da época em que foi construído, é mantida até hoje pela direção da escola. Durante a visita guiada, os visitantes tiveram acesso a relíquias do local, dando ênfase a escadaria principal, totalmente construída por encaixe, sem pregos ou parafusos, que traz em seus degraus as iniciais V.A., de “Visconde de Araújo”, importante barão da época, que em 1852, mandou construir o palacete como presente para sua esposa, a viscondessa Luiza Leopoldina de Araújo. “Essa casa foi construída repleta de requinte e afeto, já que o Visconde queria mostrar todo o seu amor e não poupou investimentos com peças trazidas da Europa e usadas durante a obra”, explicou a guia turística, Paloma Rosa, acrescentando que o nome Monte Elísio foi inspirado na famosa avenida francesa, Champs-Élysées.

Através do projeto “Walking Tour Macaé”, o grupo comprovou o quanto o local se encontra atualmente. “Ver o prédio preservado é um motivo de felicidade. A gente entende como a administração das irmãs tem respeito pelo patrimônio”, conta a guia turística Paloma Rosa, que ressaltou a importância dessa visita guiada. “Trazer esse grupo aqui ao Castelo é importante porque fomenta a cultura da nossa cidade, além de explicar a história da família do Visconde de Araújo e a relação com a economia da cidade. Muitas pessoas que são da cidade sequer conhecem essa riqueza. Esse é o nosso papel”, complementa Paloma.

A diretora-geral do INSG, Irmã Carmelita Agrizzi, destacou a alegria em receber o grupo. “Estamos muito felizes em poder abrir as portas para que as pessoas vejam e conheçam mais sobre esse espaço. Levamos educação há mais de 60 anos e continuamos desenvolvendo esse olhar educativo ao jovem, ao adulto, para que ele aprenda cada vez mais. Preservar a história de Macaé também é ensinar. É um orgulho imenso podermos cuidar dessa casa e contribuir para que ela se mantenha preservada”, afirmou a diretora, que conduziu o grupo por algumas salas.

O Walking Tour oferece visitas guiadas e gratuitas a patrimônios históricos da cidade. Os passeios acontecem às sextas-feiras, sempre a partir das 15h. Interessados podem se inscrever pelo e-mail macaewt@gmail.com. As próximas edições do projeto acontecerão nos dias 28 de junho e 12 de julho.

Texto: Alysson Nogueira com informações da Prefeitura de Macaé
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *