Em um gesto de reconhecimento pelo excelente desempenho escolar neste trimestre, cerca de 32 estudantes foram presenteados com uma sessão exclusiva do filme “Divertida Mente 2”. A iniciativa partiu da equipe de Coordenação e Orientação do Ensino Médio, como incentivo ao estudo e à dedicação em avaliações e olimpíadas.
Com os estudantes do 9º ano, o critério utilizado na premiação teve como base o índice de alunos em recuperação: a turma com o menor número de estudantes nesta situação seria a vencedora. “Queríamos encontrar uma forma de motivar nossos alunos a se empenharem ainda mais nos estudos e, ao mesmo tempo, oferecer um reconhecimento significativo e prazeroso”, afirmou a orientadora pedagógica do Ensino Médio, Maria Aparecida Araujo.
Além desse grupo, outros cinco estudantes que conquistaram o conceito máximo no primeiro exame de qualificação da UERJ e os participantes da Olimpíada de História também foram convidados para a sessão de cinema. “Acreditamos que o reconhecimento deve ser abrangente e contemplar diversas formas de excelência acadêmica é muito importante”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Fátima Neves.
A animação “Divertida Mente 2” foi escolhida por causa da mensagem inspiradora e relevante aos jovens da atualidade. O longa traz uma abordagem lúdica e envolvente das emoções e dos desafios da adolescência, ajudando-os a entenderem melhor os sentimentos e a importância do equilíbrio emocional. Com pipoca na mão, Sara Cruz ficou feliz com o resultado da turma e com o presente da escola. “Muito boa essa iniciativa da escola. Esses momentos nos dão ânimo para estudar mais e ficar em menos recuperação. Quanto ao filme, não tem como não se identificar e se encantar com a narrativa”, conta.
Medalhas de Honra ao Mérito
Além da sessão de cinema, os estudantes do 9º ano receberam das mãos da equipe pedagógica e da direção geral medalhas de honra ao mérito como reconhecimento pelo trabalho executado durante o período de estudos. A turma recebeu, também, um troféu que simboliza o conhecimento adquirido e o trabalho em equipe. “Este tipo de ação é um exemplo de como a educação pode ir além da sala de aula, promovendo momentos de integração, cultura e aprendizado de maneira prazerosa e significativa”, finaliza Maria Aparecida Araujo.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana