O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo realizou nas últimas semanas os Jogos Internos do Castelo – JIC 2024 para as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O evento esportivo teve como tema o bicentenário do Sonho de Dom Bosco.
Neste ano, a comunidade salesiana mundial celebra o aniversário de um sonho que marcou o início das congregações de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e definiu o sistema educativo-pastoral de todas as suas obras. A partir dos ensinamentos e valores presentes no sonho, a organização do JIC 2024 concebeu o tema que norteou todo o evento, tanto no aspecto pedagógico-pastoral, quanto no aspecto esportivo. Em um trabalho junto aos alunos, várias qualidades e virtudes foram apresentadas como sonhos que eles têm para os tempos atuais. A partir dessas reflexões, surgiram as inspirações para os nomes dos times que cada turma representou.
Divididas em 10 delegações, as qualidades propostas pelos estudantes simbolizaram os valores e virtudes defendidas por eles: Coragem, Esperança, Amizade, Felicidade, Respeito, Valor, Verdade, Paz, Alegria e União. Cada time teve como patrono um dos dez sucessores de Dom Bosco, que têm perpetuado seu legado até os dias atuais. As competições realizadas nas três quadras esportivas do Colégio Castelo contaram com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas seguintes modalidades: futsal, handebol, voleibol e basquetebol, nas categorias masculina e feminina, além de queimado na categoria mista. “O JIC foi legal. A gente aproveita para dividir momentos com os colegas da escola, competir e mostrar o esforço e capacidade de cada um. Os limites também são colocados à prova”, conta o aluno Luke Ferreira de Oliveira, do 6º ano B que também chegou a ser eleito pela equipe técnica como destaque nos jogos.
Em cerimônia de abertura realizada no último dia 03 de julho, estudantes, educadores e equipe diretiva tiveram a chance de conhecer mais sobre o tema. A condução das delegações foi realizada por representantes das famílias de cada turma, simbolizando a confiança dedicada ao sonho de Dom Bosco e no trabalho educativo do Colégio Castelo, realizado a mais de 60 anos, contribuindo para a construção de um legado de educação e valores. “Participar da cerimônia, ver a torcida, a vibração, é um momento de extrema felicidade e nostalgia. Lembrei do meu tempo de estudante participando de tudo isso! São memórias que estão sendo criadas e que eles nunca irão esquecer”, conta a empresária Marcela Borges Gomes Streichan, mãe dos estudantes Guilherme, Luisa e Júlia.
Para marcar o início das competições esportivas, a pira olímpica foi acesa por atletas que possuem uma história junto à instituição: João Victor Jobim, ex-aluno e jogador profissional de Basquete; Eduardo Cancela, ex-aluno e atleta de Jiu-jitsu; e Beatriz Bento, professora do Ensino Fundamental I e atleta de natação.
Em outubro, será a vez dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I participarem dos Jogos Internos. As atividades acontecerão nos horários das aulas, sob a orientação dos professores de Educação Física, Fernando Guimarães e Beatriz Bento. Os alunos participarão de gincanas, pique-bandeira, jogo da velha e partidas pré-desportivas, promovendo a integração e o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais.
Gincana Solidária
Atentos a proposta fraterna do JIC, a gincana solidária inclui uma campanha de arrecadação de alimentos, que beneficiou a Fazenda da Esperança, o Projeto “Pão Nosso” da Paróquia Santo Antônio e o Recanto dos Idosos. Os times, representados por suas turmas, competiram entre si pontuando quem mais arrecadou durante a competição.
Para a coordenador da Atividades Extracurriculares, Juliano Lima, os Jogos Internos, além de manter viva a memória e os ensinamentos de Dom Bosco, reforçam a importância da prática esportiva e dos valores humanos na formação dos jovens, unindo a comunidade escolar em torno de um propósito comum. “O JIC é aguardado por todos os alunos e educadores. É interessante ressaltar que ele passou de um simples torneio esportivo e virou um evento completo, englobando esporte, claro, mas também o pedagógico e o social”, pontua.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana