O semestre letivo da Educação Infantil encerrou-se em grande estilo, com cada segmento proporcionando momentos únicos de aprendizagem, criatividade e diversão.

As crianças tiveram a oportunidade de expressar-se por meio de diferentes linguagens; de explorar movimentos, gestos, sons, texturas, cores; de recitar de diferentes formas; de construir identidade pessoal, social e cultura. “Nas apresentações das culminâncias as famílias puderam observar e constatar que todas as aprendizagens foram materializadas na prática, respeitando as crianças sem enxerto de conteúdos inadequados e nem tão pouco subestimamos suas capacidades”, pontua a coordenadora pedagogia da Educação Infantil, Sionéia Cancela.

Maternal II: Projeto “Castelinho, Lugar de Criança Feliz!”

Visando proporcionar uma transição suave do ambiente familiar para o escolar, o projeto “Castelinho, Lugar de Criança Feliz!”, do Maternal II, permitiu que as crianças se familiarizassem com a rotina escolar e estabelecessem novos vínculos por meio de atividades lúdicas e envolventes. Este projeto facilitou uma inserção gradativa em um ambiente afetivo e acolhedor, promovendo segurança e felicidade para todos. As crianças participaram de atividades que incluíram jogos colaborativos, contação de histórias e atividades sensoriais, criando uma base sólida para sua jornada educacional.

Maternal III: Projeto “Sobre as Pinceladas de Van Gogh”

Os pequenos artistas do Maternal III mergulharam na vida e obra de Vincent van Gogh através do projeto “Sobre as Pinceladas de Van Gogh”, parte do 1º Giro, Etapa 3, do material didático da Coleção Girolhar. As crianças exploraram as vibrantes e emocionantes pinturas de Van Gogh, além de compreenderem sua trajetória e desafios. A criatividade foi estimulada em atividades que resultaram em obras únicas, refletindo a essência do artista. O ponto alto foi uma encantadora peça de teatro que encerrou este momento, trazendo luzes, cores e muita emoção ao nosso musical. Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de criar suas próprias interpretações das obras de Van Gogh, promovendo a expressão artística e a apreciação pela arte.

Infantil I: “Ó abre alas, que eu quero brincar!”, “Coceira nas Ideias” e “Quitanda com Histórias”

As turmas do Infantil I trabalharam na Etapa 4 a primeira galeria “Ó, abre alas, que eu quero brincar!”. Esse projeto, inspirado na famosa marchinha de carnaval, incentivou brincadeiras e descobertas sobre identidade, cultura e mundo. Já na segunda galeria, o “Coceira nas Ideias” fomentou a curiosidade infantil por meio de estratégias lúdicas, promovendo o autoconhecimento corporal e uma postura investigativa. A terceira galeria, “Quitanda com Histórias”, contribuiu para a construção de hábitos alimentares saudáveis, estimulando diferentes linguagens e o faz de conta. As crianças se envolveram em atividades práticas, como a montagem de uma quitanda fictícia, onde puderam explorar frutas e verduras, desenvolvendo o paladar e a consciência sobre a importância de uma alimentação balanceada.

Infantil II: Projetos “Uma Aventura com Monteiro Lobato”

O Infantil II apresentou o projeto “Uma Aventura com Monteiro Lobato”, onde os alunos foram protagonistas em histórias envolvendo personagens como Emília e Visconde de Sabugosa. Esse projeto destacou a importância de introduzir as crianças ao universo da literatura infantil brasileira, promovendo habilidades cognitivas e sociais. Mediante dramatizações, leituras compartilhadas e atividades de escrita criativa, as crianças puderam vivenciar as histórias de forma intensa e divertida.

Além disso, no “Reino das Águas Claras”, as crianças embarcaram em uma jornada pelo mundo marinho, explorando a biodiversidade dos oceanos e aprendendo sobre a importância da preservação ambiental. Por meio de um submarino construído por eles, maquetes e desenhos submarinos, os alunos foram estimulados a curiosidade e o aprendizado sobre o ecossistema marinho.

1º anos: Viagem pelas Obras de Cecília Meireles

O Sarau de Poesia foi o palco onde os pequenos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I fizeram uma emocionante viagem pelas obras de Cecília Meireles, um dos maiores ícones da literatura brasileira.

A sequência cronológica das obras apresentadas incluiu: “O Menino Azul”, “A Bailarina”, “Para Ir à Lua”, “O Eco”, “No Mistério do Sem Fim” e “As Meninas”. Cada poesia trouxe uma nova oportunidade para os alunos explorarem o universo encantado das palavras, através de uma performance lúdica e envolvente. Os pequenos protagonistas apresentaram poesias, quadrinhas, trava-línguas e adivinhas, onde conheceram e aprenderam se divertindo.

O objetivo da culminância foi integrar gêneros textuais que fazem parte do universo infantil e das práticas letradas já inseridas na vivência, seja por meio da vida social ou escolar. Essa base é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, convidando-os a refletir sobre os sons e suas relações com as palavras.

O Sarau esteve alinhado ao conteúdo do Capítulo 1 do livro de língua portuguesa da Coleção Nautas, da Editora Edebê, que trabalha esses temas.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *