A Comunidade Educativa Salesiana de todo o planeta celebrou nesta sexta-feira (16) os 209 anos de nascimento de São João Bosco, figura central na história da educação e formação dos jovens. Com o seu incansável trabalho e dedicação, Dom Bosco plantou as sementes de uma formação fundamentada no amor, na fé e na razão, valores que guiam até hoje as instituições salesianas. Neste ano de 2024, as comemorações ganham um significado ainda mais especial. O “Sonho dos Nove Anos” é uma experiência vivida por Dom Bosco em sua juventude e que marcou o início de sua missão educativa.

No Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, as festividades reuniram estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação Técnica, além de educadores e corpo diretivo em um grande momento de confraternização. O ato de celebração foi marcado por música e animação, além de reflexões sobre a vida e as benfeitorias de Dom Bosco, destacando seu papel na formação de jovens para a vida, fundamentado pelo Sistema Preventivo.

Conhecido como “pátio de Dom Bosco”, nossos estudantes se reuniram para o momento de confraternização (Foto: Paolla Itagiba)

Outro momento significativo foi a entrega dos recursos arrecadados durante o Arraiá Beneficente do Castelo, realizado em junho deste ano.  Padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio, expressou sua gratidão. “Quando partilhamos verdadeiramente, somos felizes. É emocionante ver desde as crianças até os jovens esse engajamento em ações de caridade e virtude, que são ensinadas aqui no Castelo. Estes recursos serão utilizados em projetos como o “Pão Nosso”, que oferece refeições para pessoas em situação de rua, e para apoiar cooperativas de reciclagem e famílias em situação de risco”, pontua o pároco, que representou também a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, na cidade gaúcha de Eldorado do Sul, fortemente atingida pela última enchente em abril deste ano.

Rodrigo Bela, da Fazenda da Esperança, também destacou a importância da doação recebida: “Estamos atravessando um período difícil, e esses donativos chegaram em boa hora. A Fazenda da Esperança acolhe atualmente 55 jovens, e esses recursos serão vitais para mantermos nossas atividades. Gratidão é o sentimento que expressamos ao Colégio Castelo.” complementa.

Representantes das entidades de acolhimento estiveram presentes e receberam os donativos arrecadados no Arraiá do Castelo (Foto: Paolla Itagiba)

Para a diretora administrativa do Recanto dos Idosos, Zamith Teixeira, a contribuição para a instituição de acolhimento foi fundamental para o seu pleno funcionamento. “A maioria dos idosos acolhidos não tem condições de se sustentar. Essa ajuda chega em um momento crucial e nos permite continuar oferecendo o cuidado que nossos idosos tanto merecem”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *